Arruda diz que “Desmorreu”, mas inelegibilidade e pesquisa mostram outra realidade

Ex-governador ataca Ibaneis Rocha e promete obras em andamento, enquanto pesquisa RealTime BigData aponta Celina Leão com o dobro de suas intenções de voto

O ex-governador José Roberto Arruda, segue prometendo aos quatro ventos que “desmorreu” politicamente, brincando com a Coluna política do SBT no último mês. Contudo, a realidade jurídica e eleitoral transformam o seu sonho de retornar ao poder em pesadelo.

Além de permanecer inelegível após uma condenação mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Arruda enfrenta uma alta rejeição, reforçada pelos números da pesquisa RealTime BigData, que o colocam muito atrás de seus principais concorrentes. Confira a pesquisa (aqui)

STJ mantém inelegibilidade

Arruda não só “desmorreu” no campo político, mas também no jurídico. A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a condenação do ex-governador por improbidade administrativa em um dos processos da rumorosa Operação Caixa de Pandora.

A decisão unânime do colegiado rejeitou um recurso protocolado pela defesa no dia 13 de outubro e confirmou que Arruda continua inelegível por conta das condenações sobre o esquema de corrupção que foi apurado em 2009. Mesmo com o discurso de “desmorte”, sua situação impede, legalmente, a materialização de qualquer projeto eleitoral pelo menos até 2032.

Ataques e promessas alheias

A desesperada busca por espaço político tem levado Arruda a atitudes extremas. Recentemente, em um vídeo que circulou nas redes sociais, o ex-governador atacou o atual chefe do Executivo, Ibaneis Rocha, ao lado do advogado Vincenzo Oliveira, proferindo críticas de péssimo gosto sobre a aparência do governador. “Eu acho que o Ibaneis é mais feio por dentro do que por fora,” disse.

Além disso, em um ato, no mínimo, cômico, Arruda prometeu a expansão do Metrô durante o aniversário de Samambaia, uma obra que já está em execução pela gestão Ibaneis Rocha, evidenciando a falta de agenda própria e o desespero por atenção.

A realidade da Pesquisa

Apesar dos esforços midiáticos, o desempenho eleitoral de Arruda é pífio quando comparado ao de Celina Leão, atual vice-governadora. O levantamento da RealTime BigData, realizado em novembro de 2025, demonstra que o eleitor do DF não se convence com a tática do ex-governador.

  • Intenção de voto (Cenário 1): Celina Leão lidera com 40%. Arruda aparece em segundo, com apenas 20%
  • Rejeição O maior problema de Arruda reside na sua imagem. Enquanto a imagem de Celina Leão é Negativa para 20% dos entrevistados , Arruda tem uma imagem Negativa de 61%.

Os números da pesquisa mostram que mesmo que Arruda brinque diga que “desmorreu”, o eleitor do DF ainda se lembra das razões pelas quais ele foi afastado do poder, tornando seu retorno um sonho cada vez mais distante.

RECOMENDAMOS

Artigos