Surpresa emocionante: Equipe multiprofissional do Hospital Estadual da Criança (HEC), na Bahia, organiza ensaio fotográfico e valsa para Emilly Santos, que luta contra o câncer. “Um dia que nunca vou esquecer”, diz a jovem.
Emilly Santos, de 15 anos, paciente em tratamento oncológico desde dezembro de 2024, teve seu maior sonho realizado na última terça-feira (28). A equipe multiprofissional do Hospital Estadual da Criança (HEC) transformou a unidade hospitalar em um cenário de contos de fadas para celebrar a vida.
Com um desejo antigo de comemorar seus 15 anos, Emilly foi surpreendida com uma festa de debutante completa, organizada pelos profissionais do setor. A ação de humanização contou com um ensaio fotográfico profissional, vestido, coroa, parabéns e, o ponto alto, uma valsa emocionante ao lado do pai.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
A iniciativa comoveu pacientes, familiares e todos os colaboradores do HEC. Mesmo tímida, Emilly descreveu a surpresa como um dos dias “mais felizes da sua vida”. “Fiquei muito feliz e emocionada por realizar esse sonho. Achei o vestido lindo, amei a coroa e tudo estava perfeito. Não sou de falar muito, mas foi um dia que nunca vou esquecer”, contou a jovem.
O afeto que Cura: O sonho do pai realizado
Para o senhor Valdir Jesus de Araújo, pai de Emilly, o momento foi a realização de um sonho acalentado pela família, apesar dos desafios impostos pela doença. “Foi muito especial. Sempre sonhei com esse momento e, com todos os desafios que enfrentamos durante o tratamento dela, não imaginei que poderia acontecer aqui. Ver minha filha dançando comigo, feliz e com os olhos brilhando, foi um sonho realizado para toda a família,” afirmou Valdir, emocionado. “Não esperava algo tão lindo. Esse dia vai ficar marcado para sempre em nossas vidas.”
Cuidado integral
Eula Rayssa, coordenadora de Enfermagem da Oncologia do HEC e responsável pela organização da surpresa, destacou o valor do afeto no processo de cura. “No HEC, o tratamento é também afeto, escuta e celebração da vida, porque cuidar é, acima de tudo, acreditar nos sonhos. Momentos como esse representam o verdadeiro sentido da humanização preconizada pelo SUS. A assistência vai além do tratamento clínico, envolve escuta, acolhimento e empatia,” explicou Eula. “Ver o brilho nos olhos de Emilly e o sorriso da família nos lembra por que escolhemos cuidar.”
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Hospital Estadual da Criança (@hospitalestadualdacrianca)


