Menopausa e Emoções: O Alerta dos 93% – A Importância da Prioridade Mental e Emocional

Foto divulgação
Foto divulgação

Pesquisa realizada por psicóloga, especialista em terapia de mulheres, Elaine Barbosa, mostra que 98% das mulheres, entre 41 e 75 anos, considera relevante o cuidado com a saúde mental e emocional na menopausa e pós-menopausa. Desse total, 93% adota práticas regulares, como atividade física e boa alimentação (28,3%), acompanhamento com médico, psicológico ou terapêutico (23,20%) e técnicas de autodesenvolvimento e autoconhecimento (15,1%).

Segundo Elaine Barbosa, o Dia Mundial da Menopausa, celebrado em 18 de outubro, marca a mudança geracional na qualidade de vida das mulheres na pós-menopausa trouxe nova perspectiva à maturescência. “59% das entrevistadas estão na pós-menopausa e, a grande maioria, (40,6%) se sentem ativas e com um olhar positivo sobre si. Estamos vivendo um momento histórico de transformação social, a grande maioria das mulheres, 72,4%, se sentem bonitas, inteligentes e maduras, apesar dos sintomas físicos”, afirma.

Cerca de 62% das mulheres enxergam o envelhecimento como algo natural da vida, que causa satisfação e gratidão. Apenas 11% encara como algo doloroso ou sofrido. “Essa mudança de perspectiva impacta diretamente 30 milhões de mulheres no Brasil que vivem o climatério e a menopausa atualmente. E, como a expectativa de vida da mulher é de 79 anos, sendo dados do IBGE, podemos considerar como uma segunda e importante fase da vida”, evidencia a psicóloga.

A relevância social de mulheres na maturêscencia também é algo importante, revelado na pesquisa. 97,5% das entrevistadas acreditam que a conquista de espaço, respeito e visibilidade é um reconhecimento mais do que merecido. Para elas, representa fonte de inspiração e motivação para as demais mulheres. Desse total, 38,5% afirmam que essa relevância é uma tendência que deve aumentar com a expectativa de vida crescente das mulheres.

 

LEIA TAMBÉM:

RECOMENDAMOS