BrasilDesemprego recua a 5,2% e Brasil registra recorde de pessoas ocupadas no terceiro trimestre

Desemprego recua a 5,2% e Brasil registra recorde de pessoas ocupadas no terceiro trimestre

País contabilizou 103,6 milhões de trabalhadores entre julho e setembro, enquanto o número de pessoas sem emprego caiu para 5,6 milhões, segundo dados do IBGE.

O mercado de trabalho brasileiro registrou novos resultados positivos no terceiro trimestre de 2026. A taxa de desemprego recuou para 5,2% entre julho e setembro, o menor percentual para esse período desde 2012, quando começou a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice ficou 0,2 ponto percentual abaixo do registrado no trimestre encerrado em junho, quando a desocupação atingiu 5,4%. Na comparação com o mesmo período de 2025, a redução foi de 0,4 ponto percentual.

Em números absolutos, o país chegou ao fim de setembro com 5,6 milhões de pessoas procurando trabalho sem conseguir uma ocupação. O contingente representa uma diminuição de 234 mil pessoas em relação ao trimestre anterior, equivalente a uma queda de 4%. Frente ao terceiro trimestre do ano passado, a redução foi de 417 mil pessoas, ou 6,9%.

Número de trabalhadores ocupados bate recorde

Além da redução do desemprego, a pesquisa identificou um novo recorde na população ocupada. O Brasil alcançou 103,6 milhões de pessoas trabalhando, o maior contingente registrado desde o início da série histórica, em 2012.

O resultado representa um acréscimo de 581 mil trabalhadores em comparação com o trimestre anterior, crescimento de 0,6%. Na comparação anual, houve expansão de 1,2%, com aproximadamente 1,2 milhão de pessoas a mais ocupadas.

Entre as atividades econômicas, a construção apresentou um dos avanços mais expressivos. O setor ampliou o número de trabalhadores em 2,8% no período, incorporando cerca de 210 mil pessoas ao mercado de trabalho.

Empregadores e setor público também atingem marcas históricas

O levantamento do IBGE também apontou recorde no número de empregadores, que chegou a 4,5 milhões de pessoas. O contingente cresceu 4,3% em relação ao trimestre anterior, com a entrada de 184 mil pessoas nessa categoria. Na comparação com o mesmo período de 2025, a alta foi de 6,4%.

Outro destaque foi o setor público, que atingiu 13,2 milhões de trabalhadores ocupados. O número permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, mas apresentou crescimento de 2,5% na comparação anual, o equivalente a 317 mil pessoas.

Emprego com carteira assinada permanece estável

Apesar dos resultados positivos na ocupação geral, algumas modalidades de trabalho não apresentaram mudanças significativas no período.O número de empregados com carteira assinada no setor privado ficou em 39,4 milhões. Já os trabalhadores sem carteira totalizaram 13,7 milhões, enquanto os profissionais que atuam por conta própria somaram 26,1 milhões.

O contingente de trabalhadores domésticos permaneceu em 5,4 milhões.

Os dados mostram, portanto, que a redução do desemprego e o crescimento da população ocupada vieram acompanhados de estabilidade em diferentes categorias de vínculo profissional.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), terceiro trimestre de 2026.

Últimas