Presidente se referiu à taxação de produtos brasileiros pelos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (3) que o país vai tomar “todas as medidas cabíveis” diante da decisão do governo norte-americano de tarifar em 10% os produtos brasileiros. A sobretaxa foi anunciada na última quarta-feira (2) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio a uma espécie de tarifaço global sobre impostos de importação.

- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
“Defendemos o multilateralismo e o livre comércio. E responderemos a qualquer tentativa de impor um protecionismo que não cabe mais hoje no mundo. Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e os nossos trabalhadores, tendo como referência a lei da reciprocidade econômica, aprovada ontem pelo Congresso Nacional, e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio”, disse Lula.
Lula participou do evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”.
LEIA TAMBÉM:
- Estatuto do Aprendiz pode criar até 1 milhão de vagas para jovens
- Vitória acaba com hegemonia de Florianópolis e se torna cidade mais competitiva do país
- Simples Nacional: empresas têm até 30 de setembro para optar pelo regime em 2027
- FPM 2027: apenas 49 municípios devem aumentar coeficiente, apesar de 3,2 mil cidades apresentarem crescimento populacional
- Resultado da Mega-Sena 3052 nesta terça-feira (01/08/2026)
- CAIXA paga Incentivo Matrícula do Pé-de-Meia nesta quinta-feira (03)
- Gripe: estados e municípios devem iniciar vacinação assim que receberem as doses do imunizante, recomenda MS
- Fecomércio Mais Perto de Todos leva serviços gratuitos a Ceilândia nesta sexta e sábado
- Os insetos não atacam lâmpadas apagadas: BRB brilha e incomoda oposição
“A começar pela reconstrução de um país deixado em ruínas pelo governo anterior. O Brasil é um país que volta a sonhar e ter esperança. Um Brasil que dá a volta por cima e deixa de ser o eterno país do futuro para construir hoje seu futuro”, completou.
“Com mais desenvolvimento e inclusão social, mais tecnologia e mais humanismo. Um país menos desigual e mais justo. Que investe em saúde, educação e mais serviços públicos de qualidade. Que não tolera ameaças à democracia. Que não abre mão da sua soberania. Que não bate continência para nenhuma outra bandeira que não seja a bandeira verde e amarela. Que fala de igual para igual e respeita todos os países, dos mais pobres aos mais ricos. Mas que exige reciprocidade no tratamento”, destacou Lula.
Fonte: Agência Brasil

