BrasilSaiba quais são os municípios que mais precisam de investimento em saneamento básico

Saiba quais são os municípios que mais precisam de investimento em saneamento básico

Censo 2022 revela disparidades no acesso à coleta e tratamento de esgoto

O Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que o Brasil ainda enfrenta desafios no quesito saneamento básico. O acesso à coleta e tratamento de esgoto, por exemplo, é desigual entre as regiões e municípios do país.

Coleta de esgoto: o grande desafio

De acordo com o Censo, 3.505 municípios brasileiros ainda não ofereciam coleta de esgoto para mais da metade da população em 2022. O analista da pesquisa, Bruno Perez, destaca que a coleta de esgoto é o serviço mais difícil de expandir, por demandar uma infraestrutura mais cara.

Desigualdades regionais

O Censo também mostra disparidades regionais no acesso ao saneamento básico. Os estados do Sudeste e do Sul se destacaram na estatística de maior cobertura da rede de esgoto, com tratamento adequado. Já os estados do Norte e Nordeste apresentaram os menores índices de cobertura.

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Municípios com piores e melhores condições

Juarina (TO) e Júlio Borges (PI) foram as cidades que apresentaram as piores condições de saneamento, com 100% da rede de esgoto inadequada. Já Águas de São Pedro (SP), Avanhandava (SP) e São Caetano do Sul (SP) lideraram o ranking com 100% da rede de esgoto em tratamento adequado.

Leia mais

Mato Grosso do Sul: destaque em evolução

O Mato Grosso do Sul foi o estado que apresentou a maior evolução no acesso à coleta de esgoto entre 2010 e 2022. A proporção da população com acesso ao serviço passou de 37,7% para 72,5%.

Novo Marco Legal do Saneamento: foco na regionalização

A advogada Ariana García, presidente da Comissão de Saneamento da OAB Nacional, destaca a regionalização como ponto principal do Novo Marco Legal do Saneamento. Ela ressalta a importância de considerar os aspectos relacionados à titularidade, ao respeito aos municípios e aos usuários na implementação da regionalização.

Da Redação com informações do Brasil 61

Últimas