O Arquivo Público do Distrito Federal doou documentos e projetos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa — autor do Plano Piloto à charmosa Fazendinha JK, localizada em Luziânia (GO), a cerca de 50 km de Brasília. Foram entregues quatro quadros, que irão enriquecer o acervo histórico do local.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
A casa, projetada por Oscar Niemeyer e última residência do ex-presidente Juscelino Kubitschek preserva peças emblemáticas da trajetória política e familiar de JK. Os visitantes podem ver a Mercedes-Benz 1963 entre diversas relíquias da história do presidente.
LEIA TAMBÉM:
- Mega-Sena 2901 hoje (14): Resultado e números; confira!
- Ibovespa: sessão encerra acima dos 136 mil pontos com queda de 0,84%
- Dólar: segunda alta seguida frente ao real
- Royalties da mineração: deputados cobram estruturação da ANM para combater sonegação
Os servidores do Arquivo Público do DF, o historiador e coordenador, Elias Manoel da Silva, a historiadora Cecília Soares Mombelli, o arquivista Arthur Luiz Albino da Silva e a bibliotecária Jocélia Martins de Oliveira foram recebidos no local com todo o carinho típico do interior, principalmente naquela. O secretário municipal de Turismo de Luziânia, Luciano Braz, também participou da entrega.
Os quadros com os traços de Lúcio Costa chegam ao ponto histórico e turístico para reunir sob o mesmo teto, histórias de quem sonhou, planejou e construiu a capital que mudou o mapa do Brasil.