Brazlândia comemora 90 anos com investimentos e programação festiva especial; confira

Segunda cidade mais antiga do Distrito Federal, Brazlândia completa 90 anos nesta segunda-feira (5). Terceira maior região administrativa (RA), é lar de mais de 55 mil pessoas e se destaca pelo desenvolvimento rural. É conhecida como a capital do morango – são mais de 300 agricultores da fruta instalados na região – e produz 98% das goiabas consumidas pelos brasilienses.

Com apenas 7% de área urbana do total de 4.7018,36 hectares, a aniversariante é também referência religiosa. É lá que se encontra o segundo maior santuário do Brasil, o Menino Jesus, onde está o papamóvel que transportou João Paulo II no Rio de Janeiro, em 1997.

No Santuário Menino Jesus, o segundo maior do Brasil, está o papamóvel que transportou João Paulo II no Rio de Janeiro, em 1997

‌Outro fator que coloca Brazlândia em destaque é o turismo ecológico: mais de 100 cachoeiras estão localizadas na região. Tantas opções de lazer em meio à natureza a inseriram na Coleção de Rotas Brasília, produzida pela Secretaria de Turismo. O miniguia pode ser acessado no site da Setur e reúne 14 pontos representativos da cidade.

Ações

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu mais de R$ 108 milhões em construções de novos equipamentos públicos, reformas estruturais e obras viárias. Destaque para pavimentação de vias públicas e da rodovia DF-001; ampliação da galeria de águas pluviais; troca de iluminação de lâmpadas convencionais por LED; construção de uma escola técnica e a chegada da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia.

‌Houve ainda a instalação de 36 câmeras de segurança; a construção de um novo galpão para a Feira Livre de São José; e a reforma das 36 unidades públicas de ensino – entre creches e escolas. E mais benfeitorias continuam saindo do papel.

Em abril deste ano, o governador Ibaneis Rocha autorizou o asfaltamento de trecho de 16 km da DF-220. Mais de 20 mil motoristas e produtores rurais da região serão beneficiados com o investimento de R$ 26,6 milhões, provenientes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). A obra será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

‌O trecho a ser pavimentado fica entre a BR-080 e a Estrada Parque Contorno (DF-001), e liga os eixos Norte e Oeste do país. Com a pavimentação, os motoristas vão poder evitar passar por pistas como a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e a Estrutural.

‌“Temos que trazer o desenvolvimento para as áreas rurais, a melhoria de vida para as comunidades rurais, mas também pensando no meio ambiente, que tem que ser sustentável; a produção sustentável, as famílias com qualidade de vida. É exatamente nesse sentido que nós trabalhamos”, discursou o governador durante a assinatura da ordem de serviço da obra, em 14 de abril deste ano.

Valorização

A orla do Lago Veredinha está passando por uma reforma completa que inclui pintura, capinagem, limpeza e reparos em todos os equipamentos públicos às margens do espelho d’água

Cartão-postal de Brazlândia, o Lago Veredinha também está passando por reforma. A repaginada é executada pelo 2º ciclo de 2023 do RenovaDF, programa de aprendizagem e recuperação de espaços públicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), e inclui pintura, capinagem, limpeza e reparos em todos os equipamentos públicos às margens do lago.

‌Participam 450 alunos do programa – todos moradores de Brazlândia. Uma delas é a estudante Letícia Eduarda Lima, 18 anos, moradora da região desde que nasceu. Ela e os amigos são frequentadores assíduos do Lago Veredinha e, com os reparos, a frequência de passeios deve aumentar ainda mais.

‌“Esse trabalho é muito importante para nós, porque essa área estava esquecida. Mesmo sendo um local de lazer, descanso, estava sem cuidados”, afirma. “A nossa cidade é muito bonita e merece ser valorizada”, completa ela, que revela não ter pretensões de mudar da região.

História

Mais velha do que a capital federal, Brazlândia era parte de Luziânia, quando em 1932 passou de povoado a distrito de Santa Luzia – antigo nome do município goiano. Quando Brasília foi inaugurada, em 1960, havia cerca de mil pessoas instaladas na região, conforme conta a Pdad 2021.

Festa

A comemoração do aniversário de Brazlândia começou já no dia 1º deste mês, com o tema “Uma história feita por você”. A programação segue até o dia 9 de julho, somando 45 dias de festa, e conta com apresentações culturais, eventos religiosos, competições esportivas, prestações de serviços à comunidade e muito mais.

RECOMENDAMOS