Com agendamento diferenciado, Creas e Cras vão retomar atendimento presencial

Os atendimentos ficaram nove meses sendo realizados apenas de forma remota

As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) retomarão as atividades presenciais a partir do dia 4 de janeiro de 2021. Os atendimentos ficaram nove meses sendo realizados apenas de forma remota.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável por ambos os centros, publicou portaria no Diário Oficial do DF com as diretrizes e orientações gerais, como o afastamento imediato do servidor que demonstrar sintomas da Covid-19 e a autorização de teletrabalho para aqueles que fizerem parte do grupo de risco, além da observância dos protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.

De acordo com a pasta, a retomada das atividades presenciais foi uma escolha tomada devido a dificuldade de algumas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social de terem acesso à internet ou tecnologia. Assim, este público terá o acesso garantido aos serviços assistenciais praticados.

Agendamento de atendimentos 

Para ter acesso aos atendimentos prestados nas 27 unidades do Cras, os agendamentos serão feitos por telefone ou internet, assim será programado o horário especifico para a ida de cada pessoa aos postos de atendimentos, assim evitando aglomeração.

As 11 unidades do Creas farão atendimentos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. “É importante que as pessoas respeitem o agendamento e compareçam ao Cras somente no dia e hora agendados”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

A medida de agendamentos para atendimentos foi implementada na pandemia, mas a intenção da Sedes é manter esse sistema. “A partir do momento em que a pessoa faz o agendamento, sabemos quem ela é, onde está, qual demanda ela está trazendo, e a gestão terá capacidade de avaliar melhor, direcionando o trabalho da Sedes para atender a essa população”, destaca a subsecretária de Assistência Social, Kariny Veiga.

Quem precisar de serviços do Cras pode entrar em contato com o telefone 156 ou pelo site da Sedes. Depois dessa etapa, o novo sistema classifica a ordem de prioridade, agenda e convoca a pessoa informando quando e para onde ela deve seguir.

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