Com investimento de R$ 20 milhões, novos veículos da Novacap realizam corte, distribuição e compactação, ampliando a eficiência do serviço a partir desta segunda-feira (15)
A operação de manutenção viária do Distrito Federal entra em uma nova fase tecnológica a partir desta semana. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) integrou à sua frota seis novos caminhões do tipo Truck, equipados com caçamba térmica e um kit completo para pavimentação. A tecnologia, inédita no DF, promete revolucionar o serviço de tapa-buraco ao manter a massa asfáltica aquecida durante todo o dia, garantindo maior aderência e durabilidade aos reparos nas 35 regiões administrativas.
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A apresentação oficial dos veículos ocorreu nesta sexta-feira (12), na Regional da Novacap em Ceilândia, e contou com a presença do presidente da Companhia, Fernando Leite, e do diretor de Cidades, Raimundo Silva, além de representantes do GDF e do DER-DF. Com início das operações marcado para esta segunda-feira (15), o investimento visa resolver o problema histórico de resfriamento do asfalto durante o transporte, permitindo agora equipes mais ágeis e produtivas.
A tecnologia já foi adotada em outros estados e será a primeira vez que o DF utiliza caminhões com caçamba térmica. Atualmente, a massa asfáltica sai da usina a cerca de 170ºC e perde temperatura no caminho, o que reduz a qualidade da compactação e a durabilidade do reparo.
Com a nova aquisição, a massa permanecerá aquecida durante todo o dia, evitando desperdícios e garantindo melhor aderência, principalmente no período chuvoso, quando a infiltração de água acelera o surgimento de buracos.
Os caminhões contam com bica dirigível para distribuição precisa da massa, serra de corte para preparação do pavimento e placa vibratória para compactação, além de recipientes próprios para água e emulsão. O conjunto inclui também compartimentos para ferramentas e acessórios.
Dessa forma, todo o processo de recomposição será executado com o mesmo veículo, sem necessidade de equipamentos extras, otimizando o tempo das equipes.
Com a massa mantida aquecida, as equipes poderão trabalhar nos dois turnos. Antes, a operação se concentrava apenas no período da manhã, porque a massa esfriava rapidamente ao longo do dia. Agora, será possível carregar o caminhão pela manhã, executar os serviços, retornar à usina às 13h para novo carregamento e continuar os trabalhos com regularidade, inclusive em regiões mais distantes, como Planaltina. Isso amplia a produtividade e reduz o tempo de resposta às demandas. “A adoção dos caminhões com caçamba térmica transforma a eficiência do tapa-buraco. Antes, o basculante trazia limitações de deslocamento e consequentemente perda de temperatura da massa. Agora, com todo o equipamento integrado, garantimos continuidade na operação, maior precisão e respostas mais rápidas às demandas da população”, afirmou Walquiria Marra, Chefe do Departamento de Regionais da Novacap.
A execução ficará a cargo do Departamento de Transporte (DETRA) para atender a Diretoria das Cidades, por meio do Departamento de Regionais. Os veículos foram contratados da empresa FCB – Transporte Logística e Serviços Gerais Ltda., em prestação continuada sob demanda, no valor aproximado de R$ 20 milhões. O contrato terá vigência inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação anual por até cinco anos.
O diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva, informou que a princípio a aquisição é de seis caminhões, mas a partir de 2026 o objetivo é aumentar significativamente a frota. “Em janeiro a previsão é aumentarmos a frota para 12 caminhões, e na sequência subir o quantitativo para 36 caminhões, para atender prontamente a todas as regiões administrativas do DF”, disse.
Já o presidente da Companhia, Fernando Leite, explicou como era feito o trabalho de tapa-buraco até hoje, com a nova aquisição. “Até agora, o trabalho era executado manualmente, transportando a massa aquecida a 170° C, chega no local da aplicação e já está abaixo da temperatura ideal, o que tira uma boa parte da qualidade da massa asfáltica e isso fica evidente no resultado. Mas fomos atrás de tecnologia e trouxemos o que há de mais moderno nessa área, com caminhões que mantêm a temperatura da massa por 10 horas, para atendermos cada vez com mais qualidade à população do DF”, comemorou.
A melhoria impacta diretamente a segurança viária, reduzindo acidentes e danos aos veículos. Durante o período chuvoso, os buracos podem surgir em poucas horas devido ao desgaste do pavimento e ao tráfego intenso, tornando o atendimento rápido ainda mais essencial. Os equipamentos passaram por testes e os servidores receberam treinamento para operar corretamente.
A execução plena começa na segunda-feira (15), com equipes compostas por um encarregado e cinco serventes.


