CulturaGDF divulga lista dos novos conselheiros regionais de cultura

GDF divulga lista dos novos conselheiros regionais de cultura

Integrantes do colegiado atuam como representantes da sociedade civil nas discussões que envolvem a formulação de políticas públicas culturais

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, nesta quinta-feira (11), a lista dos eleitos para integrar os conselhos regionais de cultura. Os contemplados são representantes da sociedade civil e vão ocupar o posto pelos próximos três anos, conforme prevê a duração do mandato de conselheiro.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

relação completa foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) e traz os representantes titulares e respectivos suplentes de todas as 35 regiões administrativas (RAs), divididas em oito macrorregiões.

Criado pela Lei Orgânica da Cultura, o Conselho de Cultura do DF (CCDF) é um órgão deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, composto paritariamente por representantes da sociedade civil e do Poder Executivo. O colegiado é, hoje, o principal espaço de articulação e participação social na estrutura do Sistema de Arte e Cultura do DF (SAC-DF).

LEIA TAMBÉM:

Caberá aos conselheiros selecionados a responsabilidade de propor políticas, programas e diretrizes culturais da capital, além de acompanhar e avaliar as iniciativas públicas voltadas para o setor.

Também é de competência do CCDF avaliar ações e metas consolidadas no Plano de Cultura e deliberar sobre programas, processos e ações que lhe forem submetidos, inclusive pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), responsável pela coordenação do colegiado.

Caio Dutra está entre os conselheiros eleitos para representar o Plano Piloto no mandato de 2024 a 2027. Representante mais votado da RA, o produtor cultural ocupará a cadeira pela segunda vez. “Fui conselheiro em 2017 e pude participar ativamente da elaboração do Regimento Interno do CCDF. Tive, este ano, a oportunidade de concorrer novamente e fui eleito pela segunda vez”, detalha.

Ele relata que, na condição de conselheiro, terá a responsabilidade de atuar como um intermediário entre a dinâmica cultural e atores do setor com o poder público. “No meu caso, especificamente, atuamos com a administração do Plano Piloto pensando no calendário oficial dos eventos a fim de entender e propor políticas públicas capazes de suprir as principais demandas dos atores da região”, explica.

Além de Dutra, o Plano Piloto conta com outros 21 representantes. Um deles é o estreante Rafael Reis, atuante na dinâmica cultural desde os 18 anos. “É a primeira vez que terei a oportunidade de estar como conselheiro, e nosso trabalho é manter um diálogo constante com o Estado e atores que constroem a agenda cultural da cidade”, destaca. “Temos um papel de escuta da sociedade e dos demais fazedores de cultura. Queremos garantir que o colegiado esteja de acordo com os anseios da sociedade”.

Últimas