As novas lixeiras, apelidadas de papeleiras, serão fixadas em portes ou paredes, terão o logotipo do SLU, são de plástico e na cor cinza.
A instalação de lixeiras começa, nesta terça-feira (3), pelo Plano Piloto e seguirá para Brazlândia e Candangolândia. Com o investimento de R$ 2,5 milhões, o Governo do Distrito Federal, por meio do Serviço de Limpeza Urbano (SLU), instalará 5.415 lixeiras em todas as 33 regiões administrativas (RA). Isso será um grande reforço para a limpeza de lugares públicos.
As papeleiras já existentes, mas que apresentem desgastes ou danos físicos, além das que foram arrancadas em consequência de atos de vandalismo, serão substituídas pelas novas. Em outros locais, elas reforçarão as lixeiras já existentes, aumentando a oferta de equipamentos públicos próprios para o descarte correto de resíduos.
Também serão substituídas as papeleiras já existentes e que sofreram algum tipo de vandalismo ou desgaste. Já em outros lugares as lixeiras terão o papel de reforçar a oferta de locais de deposito de lixo, pois já contam com lugares para deposito de lixo.
“Essa é mais uma conquista para a limpeza pública do DF. Há anos os cidadãos aguardavam essa notícia, pois as lixeiras atuais são muito antigas e estão sucateadas.”, afirmou o diretor adjunto do SLU, Rômulo Barbosa.
A ação também vai ajudar a conscientizar a população a fazer o descarte correto dos resíduos. O SLU planeja terminar de instalar as lixeiras em todas as RA até fevereiro de 2021.