Ibaneis e Celina inauguram Cepi no Jardins Mangueiral e reforçam meta de “zerar fila por creches” no DF

Nova unidade de ensino infantil tem capacidade para 188 crianças em tempo integral; Governador celebra a entrega de três creches nas últimas semanas e Celina Leão destaca o avanço no compromisso de gestão

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inaugurou, nesta quarta-feira (5), o primeiro Centro de Ensino da Primeira Infância (Cepi) do Jardins Mangueiral. Localizado na Praça de Atividades, o Cepi Flor do Cerrado tem capacidade para atender 188 crianças de 4 meses a 4 anos de idade em tempo integral. Esta é a segunda unidade escolar entregue pelo atual GDF no bairro, que já conta com o Centro Educacional (CED) Jardins Mangueiral.

Durante a entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou que o novo Cepi amplia o acesso à educação infantil e é fundamental para alcançar a meta de eliminar a fila de espera por vagas. “Essas últimas semanas têm sido muito alegres para nós todos aqui do Governo do Distrito Federal porque estamos fazendo várias entregas de creches. Nas últimas semanas, já foram três creches entregues à população do DF, um objetivo claro nosso e um compromisso meu e da secretária Hélvia [Paranaguá, de Educação] de que nós vamos deixar o governo com todas as crianças do DF ocupando uma vaga nas creches públicas da nossa cidade”, enfatizou o governador.

Ibaneis também mencionou o auxílio do Cartão Creche e o grande progresso na redução do déficit de vagas. “Quando recebemos o governo, em 2019, tínhamos aproximadamente 25 mil crianças fora de creches. Hoje nós temos menos de 1,5 mil e grande parte delas ainda não completaram os 4 meses, que é a idade de entrar numa creche pública”, ressaltou.

Compromisso cumprido

A vice-governadora Celina Leão reforçou a importância da entrega para a política de educação do GDF. “Estamos avançando para zerar a fila de espera por creches, um compromisso da nossa gestão e que, com a inauguração do Cepi Flor do Cerrado, damos mais um passo firme para garantir o acesso à educação para as nossas crianças”, afirmou Celina Leão.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, celebrou a modalidade de ensino integral: “Todas as nossas creches funcionam 100% em tempo integral. Então, são 10 horas que a criança passa, com segurança alimentar. A mãe fica tranquila sabendo que os filhos vão poder estudar pertinho de casa. É um governo que realmente tem investido em educação”. Hélvia também adiantou que o bairro receberá uma terceira unidade escolar: um Centro de Ensino Fundamental (CEF).

O investimento na região, que inclui o Jardins Mangueiral, São Sebastião e Jardim Botânico (beneficiando 174.183 pessoas), foi ressaltado por Ibaneis Rocha, que citou a duplicação da DF-140 no Tororó, a construção de um hospital em São Sebastião, a entrega de UBSs e viadutos, além da futura ordem de serviço para o viaduto que ligará São Sebastião e Jardins Mangueiral ao Jardim Botânico.

O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, agradeceu a ação do GDF, lembrando que a creche atende a um ponto crucial, que é “cuidar das famílias e, principalmente, das mães solos”.

 

RECOMENDAMOS