Para sábado (23), foram disponibilizadas 1.320 vagas, mas 306 não foram preenchidas
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal teve que cancelar três bancas de exames práticos de direção veicular que estavam agendadas para o último sábado (23) e para esta segunda-feira (25). Juntas, as três bancas somavam 250 vagas, mas não tiveram candidatos suficientes para serem realizadas.
“Para atender a solicitação das autoescolas, praticamente duplicamos a oferta de vagas, abrindo um terceiro horário de bancas práticas aos sábados e criando bancas semanais em locais onde elas ocorriam quinzenalmente. E, mesmo ainda em pandemia, já voltamos a operar com seis candidatos por veículo”, destacou o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.
LEIA MAIS: Operação Força Conjunta reúne 150 agentes e policiais para coibir embriaguez ao volante
Somente em janeiro, foram disponibilizadas 11.586 vagas para provas teóricas e 7.771 vagas para exames práticos de direção veicular. O Detran tem se esforçado para ampliar a oferta de vagas a fim de atender à demanda das autoescolas. Além de criar a banca das 14h, aos sábados, as bancas para veículos pesados, por exemplo, que aconteciam de 15 em 15 dias, atualmente são oferecidas duas bancas por semana.
Antes da pandemia, a média semanal de vagas ofertadas era 1.830 vagas para provas teóricas e de 1.800 para exames práticos. Em janeiro, foram disponibilizadas, semanalmente, 3.830 vagas para os testes teóricos e 2.590 para as provas práticas de direção.
No entanto, a maioria das bancas programadas é realizada com um número menor de candidatos que o planejado. A falta de candidatos gera um transtorno de ordem operacional, já que toda a logística precisa ser desmobilizada às vésperas ou impedindo a otimização dos recursos empregados na realização das bancas, implicando em custo desnecessário ao Departamento.
*Com informações do Detran-DF