Ação itinerante ocorre no estacionamento do Boulevard Shopping, das 16h às 22h; população tem acesso a diversos serviços públicos, como Receita Federal e Procon, fora do horário convencional
A quarta edição do projeto Na Sua Hora chegou à Asa Norte. A ação itinerante começou na última quarta-feira (10) e segue disponível nesta quinta-feira (11), no estacionamento interno do Boulevard Shopping, das 16h às 22h. O objetivo da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) é alcançar regiões administrativas que não contam com unidades fixas do Na Hora, favorecendo, principalmente, quem tem dificuldade de se deslocar durante o horário comercial.
Esta é a quarta edição do projeto. A primeira ocorreu no Shopping Deck Norte, no Lago Norte, em julho, com 250 atendimentos. Em agosto, as equipes estiveram no Shopping de Águas Claras e no Terraço Shopping, no Cruzeiro, com registro de 364 e 355 assistências, respectivamente. Depois, a iniciativa voltará para os centros comerciais do Lago Norte (24 e 25 de setembro), do Cruzeiro (8 e 9 de outubro) e de Águas Claras (22 e 23 de outubro). O cronograma é sempre atualizado nas redes sociais da Sejus-DF.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
“Com o Na Sua Hora, o cidadão é atendido onde está e sem hora marcada. Para quem mora longe das unidades do Na Hora, esse projeto representa mais do que serviço — é inclusão, é presença do Estado”, ressalta a titular da pasta, Marcela Passamani.
Segundo o subsecretário do Na Hora, Rodrigo Barbosa, o retorno para as regiões administrativas ocorre para alcançar ainda mais cidadãos, uma vez que a localização próxima aos centros comerciais facilita a chegada tanto de clientes, como dos funcionários dos estabelecimentos. “Temos percebido uma adesão positiva e o cidadão tem procurado e elogiado, porque é no horário que ele realmente sai do trabalho e pode vir resolver as demandas”, enfatiza.
LEIA TAMBÉM:
- ‘Saio do governo em abril’: Ibaneis Rocha confirma candidatura ao Senado
- Curso de edição de vídeo do MinC, on-line e gratuito, está com inscrições abertas
- Leila do Vôlei e Erika Kokay são acusadas de obstruir trabalhos da CPMI do INSS
- Mané Garrincha: TCDF explica por que auditoria das obras foi um caso complexo
Mais perto do cidadão
A ação itinerante reúne uma série de serviços em um só lugar, relacionados à Secretaria de Economia (Seec-DF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Defensoria Pública do DF, Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Receita Federal, BRB Mobilidade, Neoenergia e Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).
A aposentada Maria de Lourdes Boarato, 75 anos, aproveitou o projeto para solicitar a segunda via da identidade. O trajeto até o shopping foi rápido, assim como a resolução da demanda. “Foram 15 minutos para chegar aqui e passei uns 20 minutos sendo atendida. Se eu tivesse ido no Na Hora da Rodoviária, teria sido uns 40 minutos só para chegar lá”, afirma ela, que elogia a proposta deste GDF. “Facilita muito a vida das pessoas.”
Já a dona de casa Salvelina Menezes, 59, foi resolver questões financeiras com a empresa distribuidora de energia e buscar orientações com o Procon. Em menos de uma hora, as duas demandas foram solucionadas. Ela ressalta a importância da iniciativa: “É o serviço indo até o cidadão e não o contrário. O GDF está vendo as necessidades da pessoa e indo aos lugares em que mais precisa.”
Mais de 900 atendimentos já foram promovidos nas três edições da ação, sempre por ondem de chegada, com retirada de senhas para público geral e preferencial. “Os serviços são espontâneos e, se por acaso tiver algum dentro do Na Hora que não veio para o evento, nos direcionamos para os postos fixos e fazemos o agendamento, se precisar”, explica a atendente do projeto Fernanda Suguiura.
Na Hora
A Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora) ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos em 2025, com média superior a 7 mil registros diários. O serviço reúne 170 funcionalidades presenciais, de forma articulada e descentralizada, em parceria com 20 órgãos. As unidades também contam com terminais de autoatendimento para facilitar ainda mais o acesso do cidadão.
O modelo fixo do programa está disponível em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária do Plano Piloto, Asa Sul, Sobradinho e Taguatinga. A unidade móvel do Na Hora passa pelas regiões que ainda não têm um posto próprio, como Santa Maria e Recanto das Emas, com duas visitas semanais da carreta.
Veja aqui endereços e telefones das unidades do Na Hora.