O programa só terá funcionalidade completa a partir do começo de janeiro do ano que vem, quando o sistema atual, Legis, deixar de ser usado completamente.
Nesta quinta-feira (19), a Câmara Legislativa do Distrito Federal inaugurou o sistema Processo Legislativo Eletrônico (PLE). O programa promete integrar os procedimentos que a Mesa Diretora da Casa está implementando desde a posse, em janeiro de 2019. A intenção é fazer uso da tecnologia para que os resultados cheguem na sociedade de forma clara e produtiva.
“Além da facilidade no acompanhamento, os cidadãos vão poder cadastrar e receber, no celular, por exemplo, informações sobre a tramitação de projetos de seu interesse particular ou de sua comunidade, assim como poderão expressar sua opinião”, elucidou deputado Delmasso. “A partir de agora, da proposição de uma matéria à sanção do governador tudo se concentrará em na mesma plataforma”, ressaltou o distrital.
A responsável pelos tramites legislativo da Casa, deputada Jaqueline Silva, destacou que a implantação neste período “contribuirá para otimizar a gestão dos procedimentos relativos à tramitação de proposições, totalmente em ambiente virtual, ampliando os horizontes do Legislativo do Distrito Federal”. Jaqueline elogiou os avanços digitais da CLDF.
No início da sessão, foi mostrado um vídeo que explicou com funciona o PLE e ressaltou a tramitação das matérias com a inauguração do sistema. Também foi destacado a importância da inovação tecnológica pela Câmara Legislativa com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o painel eletrônico de votações, além do novo Portal da CLDF, lançado recentemente e o fato da CLDF ter sido a primeira assembleia do Brasil a realizar sessões remotas na pandemia.