Empoderamento e direitos em debate na 6ª Semana Legislativa pela Mulher. Veja a programação

Evento gratuito e aberto ao público promoverá palestras, atividades e votação de projetos de lei em prol da equidade de gênero

Com foco na valorização social e profissional feminina, na equidade de gênero e na ampliação de direitos, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará a 6ª Semana Legislativa pela Mulher (6ª SLPM) entre os dias 27 e 29 de maio. O evento gratuito e aberto ao público contará com palestras e conferências sobre temas essenciais para a autonomia das mulheres e a igualdade entre os gêneros, além de atividades especiais e serviços diversos.

A solenidade de abertura da 6ª SLPM está marcada para o dia 27 de maio, às 9h30, no Auditório da CLDF. A data será o “Dia D da Luta por Equidade e Direitos para as Mulheres”, com uma Sessão Plenária Especial dedicada à discussão e votação de projetos de lei que visam beneficiar e impulsionar a conquista de direitos e o reconhecimento das mulheres.

“Assumimos o compromisso, com a semana, de entregar às mulheres avanços legislativos concretos. Por isso, programamos um esforço concentrado no dia 27 para avançar os projetos de lei que repercutem no dia a dia das mulheres do Distrito Federal”, explica o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB).

LEIA TAMBÉM:

A procuradora Especial da Mulher da CLDF, deputada Paula Belmonte (Cidadania), fez um convite à população, e
em especial às mulheres, para que participem da sessão e das atividades da 6a SLPM. A deputada ressaltou a importância da participação feminina no desenvolvimento de novas leis, políticas públicas e ações legislativas necessárias para implementar melhorias reais à vida no DF. “O 27 de maio será um dia muito importante para todas nós mulheres aqui em Brasília. Será o nosso ‘Dia D’! O dia das coisas acontecerem, de reunirmos propostas para fazer avançar as políticas públicas, a legislação e a participação da mulher na política”, afirmou a deputada.

Ao longo da programação, estão previstas palestras de especialistas como a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo; a servidora da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) Michelle Gomes Heringer Caldeira; e a diretora da Dom Casero, Tatiane Freitas. As parlamentares Dayse Amarilio (PSB), Doutora Jane (MDB), Jaqueline Silva (MDB) e Paula Belmonte farão uma conferência de ideias com a professora Giovanna Perlin, antesda Sessão Plenária Especial. Elas discutirão os desafios e estratégias do Legislativo para a  da autonomia feminina e de direitos para a equidade.

Outra atividade de destaque é a mesa de conversa especial: “Mulheres que Inspiram”, em que participantes como Ilda Peliz, Lydia Garcia, Maria de Lourdes Abadia, Marlla Angélica Costa e Katia Ferreira compartilharão suasincríveis histórias de vida e experiências em diferentes áreas.

O evento também contará com atividades especiais, como o projeto “Câmara Vai à Comunidade”, realizado pela Escola do Legislativo do DF – Elegis, que visa identificar problemas relacionados à pauta feminina na comunidade do bairro Porto Rico, Gama/Santa Maria, e propor soluções legislativas. Também está programada a homenagem a 72 mulheres, com moções, destacando suas contribuições e vivências em todas as regiões administrativas do DF.

 

 

 

RECOMENDAMOS