A sexta-feira (20) marcou uma sequência derrotas para a oposição ao Governo do Distrito Federal (GDF) na Câmara Legislativa (CLDF). Em uma demonstração de articulação política e base sólida, a Casa confirmou o arquivamento de três pedidos de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). A decisão, publicada no Diário da Câmara Legislativa, foi assinada pelo presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB).
O arquivamento ocorreu após a Procuradoria-Geral da CLDF se manifestar pela falta de fundamentação jurídica nas denúncias. Somando-se a um quarto pedido já barrado em 10 de fevereiro, a oposição chega ao final do mês acumulando derrotas nas tentativas de desestabilizar a gestão do Executivo local.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
Foco no fortalecimento econômico
Enquanto a oposição tenta emplacar pautas de afastamento sem sucesso, o Governo do Distrito Federal mantém o foco na agenda administrativa e econômica. Ontem mesmo, o GDF, na qualidade de acionista controlador do Banco de Brasília (BRB), protocolou na CLDF um projeto de lei estratégico que solicita autorização para a realização de um aporte de capital na instituição financeira.
A proposição legislativa visa autorizar a recomposição, o reforço e a ampliação do patrimônio líquido e do capital social do banco. O projeto também prevê a realização de aporte patrimonial de bens, medida fundamental para assegurar uma estrutura de capital adequada e robusta ao BRB.
Robustez financeira e serviços à sociedade
De acordo com o texto enviado ao Legislativo, o objetivo prioritário é garantir a liquidez e fortalecer os indicadores financeiros do banco, assegurando a continuidade e a excelência dos serviços prestados à população. A nova diretoria do BRB ressaltou que proteger a saúde financeira da instituição significa blindar serviços que impactam diretamente o cotidiano de milhões de brasilienses.
A execução do aporte seguirá rigorosamente as normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central, pautando-se pela transparência, eficiência e governança. Com a base governista fortalecida após o arquivamento das denúncias, a expectativa é que o projeto de reforço do BRB tramite com agilidade na Câmara Legislativa.

