A mudança traz consigo diversas novidades e recursos, o que representa um grande avanço para as estratégias de análise de dados dos sites e portais de notícias; entenda
Na noite desta quarta-feira (29), a Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) realizou um simpósio sobre as mudanças no Google Analytics para os jornalistas e profissionais de imprensa dos sites e portais associados à entidade. O encontro teve como objetivo discutir as alterações que estão sendo implementadas no Google Analytics, uma das principais ferramentas utilizadas para aferir a audiência dos veículos de comunicação.
Uma das informações mais relevantes apresentadas pelos especialistas em TI que participaram do simpósio foi a de que a versão Universal Analytics (UA), que tem sido amplamente utilizada nos últimos anos, será substituída pelo Google Analytics 4 (GA4).
De acordo com os profissionais de TI, a mudança traz consigo diversas novidades e recursos, o que representa um grande avanço para as estratégias de análise de dados dos sites e portais de notícias.
Durante as discussões foram abordadas também as principais diferenças entre o UA e o GA4, assim como as vantagens e desafios que surgem com a adoção da nova versão da ferramenta. Além disso, os participantes puderam conhecer casos de sucesso e exemplos práticos de como a transição para o GA4 pode trazer impactos positivos nas métricas e resultados das empresas.
O presidente da ABBP, o jornalista José Fernando Vilela, explicou que o simpósio foi uma oportunidade valiosa para que portais associados se atualizem e se preparem para as mudanças que estão por vir no universo do Google Analytics.
“As ferramentas que utilizamos em nossos sites e portais de notícias passam por um processo de atualização constante e esse nosso encontro contribuiu para que nossos associados compreendessem melhor essas mudanças”, afirmou Vilela.
O simpósio contou com a colaboração dos especialistas Fábio Sakamoto, Anderson Epifanio e Marcos Dionny.