ConcursosCandidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até 26 de janeiro para solicitar isenção da taxa de inscrição

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até 26 de janeiro para solicitar isenção da taxa de inscrição

Prazo para pagantes é maior e termina em 9/2

Os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até o dia 26 de janeiro para realizar o pedido. A taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para nível superior.

Para solicitar a isenção, os candidatos devem comprovar os requisitos exigidos pela Lei 13.656/2018, que regulamenta a isenção de taxas de inscrição em concursos para cargo efetivo ou emprego permanente em órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta da União.

Os requisitos são os seguintes:

* Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
* Ser doador de medula óssea;
* Ser bolsista ou ex-bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni);
* Ter cursado ou estar cursando faculdade financiado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

A solicitação da isenção deve ser feita no momento da inscrição, que também vai até o dia 26 de janeiro. Para isso, os candidatos devem acessar o site do Concurso Público Nacional Unificado e clicar na opção “Solicitar isenção”.

O resultado da análise das solicitações de isenção será publicado no dia 2 de fevereiro. Os candidatos que não tiveram o pedido de isenção aceito terão até o dia 9 de fevereiro para pagar a taxa de inscrição.

O Concurso Público Nacional Unificado oferece 6.640 vagas para 21 órgãos federais. As provas serão aplicadas em todos os Estados e no Distrito Federal no dia 20 de agosto de 2024.

Inscrição

As inscrições devem feitas pelo próprio candidato, com seus dados na plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta – ouro, prata ou bronze.

 

Após o envio do requerimento, o candidato deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) que poderá ser paga em qualquer agência bancária, bem como nas casas lotéricas e nos Correios, até a data de vencimento. O pagamento por PIX poderá ser realizado por meio do QR code apresentado na GRU Cobrança. O pagamento após a data de vencimento implica o cancelamento da inscrição.

 

O Ministério da Gestão alerta que, para evitar despesa desnecessária, o candidato deverá pagar o valor somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidos para o concurso. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento do certame ou sob a hipótese de problemas logísticos durante a aplicação das provas.

 

Também não é permitido a transferência do valor pago para terceiros ou para outros concursos.

Últimas