CulturaCCBB Brasília apresenta mostra especial para crianças e jovens

CCBB Brasília apresenta mostra especial para crianças e jovens

Com entrada gratuita, filmes, oficinas, contações de histórias e sessões acessíveis, programação tem lugar no Centro Cultural de 27 de janeiro a 8 de fevereiro.

De 27 de janeiro a 8 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília realiza um grande evento dedicado ao público infanto-juvenil, transformando o período de férias escolares em uma verdadeira viagem pelo imaginário, pela aventura e pela diversidade cultural. Com 12 filmes e 24 sessões, a programação reúne clássicos, sucessos contemporâneos e animações premiadas de vários países, além de oficinas criativas, contação de histórias e sessões com acessibilidadeToda a programação é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão ou atividade.

O brincar está no centro do projeto, que foi pensado como um espaço de descoberta, convivência, formação de público e de brincadeiras, oferecendo não apenas exibições cinematográficas, mas também atividades que estimulam a criatividade e o olhar curioso de crianças e jovens. Um folder, com brincadeiras das cinco regiões do Brasil, será publicado e distribuído gratuitamente para o público.

A programação de filmes passeia por universos de fantasia, aventura, amizade, diversidade e superação. Entre os destaques, estão o clássico E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg; a épica fantasia A História Sem Fim; e sucessos como a animação Lilo e Stitch, famosa versão animada de 2002, Viva – A Vida é uma Festa e o recente e delicado Flow, animação europeia vencedora do Oscar em 2024.

A mostra também valoriza a produção nacional com títulos como Tainá – Uma Aventura na AmazôniaO Menino Maluquinho, inspirado na obra do cartunista brasileiro Ziraldo, Turma da Mônica: Lições e Detetives do Prédio Azul 3 – uma aventura no fim do mundo, reforçando o cinema brasileiro como ferramenta de formação cultural desde a infância. E, ainda, os filmes do diretor premiado Alê Abreu, O menino e o mundo e Perlimps.

Além das sessões de cinema, a mostra oferece uma programação especial de oficinas e contações de histórias, aprofundando o contato das crianças com o universo do audiovisual, da imaginação e das culturas tradicionais. Entre os destaques, estão a Oficina de Fotografia Pinhole, em que os participantes constroem suas próprias câmeras artesanais e produzem imagens autorais.

As outras oficinas também prometem estimular a vivência e criatividade do público: Teatro de Sombras, que explora luz, movimento e narrativa visual; Brinquedos Ópticos, que apresenta os princípios do cinema por meio de taumatrópios e flipbooks, duas técnicas lúdicas de animação; e Oficina de Stop Motion, criando animações em massinha quadro a quadro. As atividades são conduzidas por artistas e educadores como Ádon Bicalho, Beatriz Teles, Pamella Wyla e Maria Laura.

As rodas de contação de histórias são também um atrativo especial. As apresentações com Maria das Alembranças, Kessia Daline Krahô, Fabíola Resende e Zé Regino reunirão saberes ancestrais, teatro de bonecos, música e narrativas tradicionais, em experiências de escuta, brincadeira e criação coletiva.

Todas essas atrações são abertas para pessoas de todas as idades, sozinhas, em duplas, famílias, grupos de amigos: vai ser especial para cada um.

acessibilidade é um dos pilares do evento. Todas as contações de histórias terão acessibilidades em Libras e a programação inclui uma sessão de cinema com Libras, LSE (legendas para surdos e ensurdecidos) e audiodescrição. O filme Perlimps, no dia 30 de janeiro, às 15h, terá Libras, audiodescrição e legendagem descritiva, garantindo uma experiência plenamente inclusiva para públicos com deficiência.

Ao unir grandes histórias da cinematografia mundial, atividades educativas e políticas de inclusão, o CCBB Brasília reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a formação de novas gerações de espectadores.

Programação

PRIMEIRA SEMANA

27/01 | terça-feira

 

15h Tainá – Uma aventura na Amazônia (2001), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 90’ – Livre

17h Turma da Mônica: Lições (2021), de Daniel Rezende, 97’ – Livre

28/01 | quarta-feira

 

15h Tito e os pássaros (2018), de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto, 73′ – Livre

17h Detetives do Prédio Azul 3: Uma aventura no fim do mundo (2021), de Mauro Ribeiro de Lima, 120’- Livre

29/01 | quinta-feira

 

15h O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu, 85′ – Livre

17h Viva: A vida é uma festa (2017), de Lee Unkrich, 105’ – Livre

30/01 | sexta-feira

 

15h Perlimps (2023), de Alê Abreu, 80’ – Livre*

Sessão acessível com LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendagem descritiva

17h A história sem fim (1984), de Wolfgang Petersen, 94’ – Livre

31/01 | sábado

 

10h Pinhole (oficina)

14h A História da Onça Alembrada (contação de histórias) **

Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

15h Lilo & Stitch (2002), de Chris Sanders e Dean DeBlois, 85’ – Livre

17h Flow (2024), de Gints Zilbalodis, 85’ – Livre

01/02 | domingo

 

10h Teatro de Sombras (oficina)

14h A estrela mulher Caxekwyj e seus filhos plantas (contação de histórias)**

Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

Últimas