Cultura em rede: Micro-Teia de Pontos de Cultura impulsiona políticas culturais no Entorno do DF

Novas Micro-Teias estão programadas para ocorrer em diversas regiões nos próximos meses, preparando o terreno para a Teia Estadual em setembro

Neste sábado (26), Valparaíso de Goiás foi palco de um evento importante para o cenário cultural do Entorno Sul de Brasília: a Micro-Teia Regional dos Pontos de Cultura. Realizada nas instalações do Ponto de Cultura e Companhia Teatral Vem Viver, a iniciativa representou um passo fundamental para o debate, o diálogo e a troca de experiências entre Pontos e Pontões de Cultura, além de grupos artísticos, artistas e gestores públicos.

As pautas centrais do debate aconteceram em torno das políticas públicas de cultura, em especial nas Políticas Nacionais Aldir Blanc (PNAB) e Cultura Viva. O objetivo primordial foi fortalecer a rede de pontos de cultura nas comunidades, agregando valor ao trabalho contínuo que essas entidades desenvolvem. “Foi um momento muito enriquecedor, que nos ajudou a esclarecer diversas dúvidas, tanto sobre o processo de certificação quanto sobre a participação na Teia”, comentou Juarez Ribeiro, da Companhia Teatral Vem Viver.

Caminho para a Teia Nacional

Um dos grandes destaques do encontro foi a discussão sobre a criação da Teia Estadual, que terá a coordenação do Pontão Amdar, em Inhumas, Goiás. A ideia é reunir um representante de cada ponto de cultura da rede estadual para eleger os delegados que representarão Goiás na Teia Nacional, agendada para março de 2026 no território indígena de Aracruz, no Espírito Santo.

Leia ainda

De acordo com a organização do evento, a participação de representantes de sete municípios: Luziânia, Valparaíso de Goiás, Inhumas, Trindade, Anápolis, Novo Gama e Goiânia, além do DF reforçou a relevância regional do evento.

Diálogo e informação 

Leandro Anton, Coordenador de Articulação do Cultura Viva da Secretaria Nacional da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, compartilhou informações sobre o processo de participação na Teia Nacional de 2026. Ele enfatizou que a Micro-Teia é o “pontapé inicial” essencial para as etapas estadual e nacional.

O evento também contou com a presença de Hélio Martins, da Comissão Nacional de Certificação de Pontos de Cultura; Alehteia, do Pontão Amdar; Walter Cedro, da Comissão da Teia Nacional; o Diretor de Cultura de Valparaíso; Odair Firmino, servidor do departamento de Economia Criativa do MinC; João Almir, do Cordel do Pontão de Cultura Tríade; e Juarez Ribeiro, da Companhia Teatral Vem Viver, entre outros.

João Almir, do Ponto de Cultura Tríade, ressaltou a importância da participação dos pontos de cultura e das escutas municipais para garantir uma distribuição justa dos recursos. “Esses momentos de vivências e trocas são fundamentais para o fortalecimento da rede”, afirmou.

 

RECOMENDAMOS