CulturaDaqui pra Dentro, Tudo Muda: Grupo em Brasília oferece acolhimento gratuito para pessoas em luto

Daqui pra Dentro, Tudo Muda: Grupo em Brasília oferece acolhimento gratuito para pessoas em luto

Encontros mensais na Asa Norte propõem um espaço de escuta, presença e partilha para quem enfrenta perdas de entes queridos ou animais de estimação

O luto, muitas vezes, não busca por soluções rápidas ou conselhos, mas por um espaço de silêncio e compreensão. Com essa premissa, o grupo de apoio “Daqui pra Dentro, Tudo Muda” realiza seus encontros mensais em Brasília, oferecendo suporte gratuito para aqueles que atravessam o processo de perda — seja ela iminente, recente ou antiga. “O grupo de apoio tem como objetivo acolher durante os processos de travessia da Morte. Sentamos em roda, nos apresentamos, compartilhamos, escutamos e acolhemos. As rodas de acolhimento ao luto acontecem ao redor do mundo, cada uma com nomes e formatos únicos, para serem um local de fala e escuta sobre o tema da morte e o luto. O grupo de acolhimento Daqui pra Dentro, Tudo Muda, tem como objetivo auxiliar pessoas que estejam em cuidados paliativos ou que estejam de luto por humanos ou pets”, destacou a idealizadora do projeto Hanna deBueno.

Diferente de abordagens terapêuticas tradicionais, o projeto se define como uma “roda sem pressa”. O objetivo é permitir que os participantes falem sobre morte, saudade e os sentimentos complexos que surgem após uma perda, sem a obrigação de dar explicações. “A proposta do grupo é realizar dinâmicas com jogos e arte.Nesse primeiro encontro utilizaremos o Baralho Finitude em pauta, de mulheres estudiosas sobre o luto as psicólogas brasileiras Isadora Juliana Pires de Mattos e Talia Ramos de Oliveira, para auxiliar nas percepções sobre a vida”, finalizou Hanna deBueno.

Um espaço para todas as dores

O acolhimento se estende não apenas a quem perdeu familiares ou amigos, mas também a quem acompanha alguém em fase terminal ou enfrenta o luto pela perda de animais de estimação (pets).

“Aqui não há conserto, há presença”, define a proposta do grupo, que alterna momentos de fala com atividades manuais e exercícios de respiração, priorizando o respeito ao tempo de cada indivíduo.

Próximo encontro e inscrições

Os encontros ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês. Para encerrar a dinâmica, o grupo compartilha um lanche coletivo, um gesto simbólico para reconectar os participantes ao presente após o diálogo sobre temas densos.

A próxima edição acontece nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro. Confira os detalhes:

Data: 30 de janeiro de 2026

Horário: Das 18h30 às 21h

Local: Asa Norte, Brasília/DF

Investimento: Gratuito

As informações detalhadas sobre o local exato do encontro e orientações de como chegar devem ser solicitadas diretamente via WhatsApp, pelo número: (61) 99868-9942.

Últimas