O adorável Carlitos volta às telas em sessões especiais com cópias em película de 16mm
Devido ao sucesso de público, a Mostra Chaplin foi prorrogada por mais uma semana e segue em cartaz no CCBB Brasília até o dia 10 de agosto. Nesta nova etapa, além de longas-metragens das fases finais da carreira de Charles Chaplin, o público poderá desfrutar de uma seleção especial de curtas exibidos em película 16mm — formato raro nos cinemas atuais, que confere ainda mais charme e autenticidade à experiência.
As cópias em película fazem parte do acervo da Filmoteca da FAAP, um dos mais relevantes centros de pesquisa cinematográfica do país, ao lado da Cinemateca Brasileira e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Localizada na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a instituição abriga um valioso acervo de filmes, fotos, cartazes e equipamentos históricos.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Na programação estão títulos como Um Rei em Nova York, A Condessa de Hong Kong e o clássico O Garoto, além de programas com curtas como O Imigrante, O Conde, Carlitos no Estúdio e Romance de Carlitos, todos com exibição em película. A classificação indicativa é livre e os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Charles Chaplin nasceu em Londres, em 1889, e teve uma infância marcada por dificuldades. Com talento precoce, iniciou-se no teatro ainda criança e tornou-se uma das primeiras grandes estrelas daquela que ficou conhecida como a sétima arte. Sua carreira atravessou o cinema mudo e o falado, unindo comédia e crítica social como poucos. Hoje, sua figura com chapéu-coco, bengala e bigode segue inconfundível, símbolo de um cinema humanista e universal.
Criador de clássicos atemporais, Chaplin fundou seu próprio estúdio e lutou pela liberdade artística em uma indústria em transformação. Foi perseguido politicamente nos Estados Unidos durante o macarthismo e passou os últimos anos de sua vida na Suíça. Recebeu um Oscar honorário em 1972, em uma das homenagens mais emocionantes da história da premiação. No CCBB Brasília, Chaplin retorna à tela grande para lembrar por que seu legado é eterno — e mais atual do que nunca.
Ficha Técnica
Curador:
José de Aguiar é diretor, produtor e diretor de arte de cinema e TV há mais de 15 anos. Atua há 13 anos como curador e produtor de mostras e festivais de cinema, nos principais centros culturais e cinemas brasileiros, como Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa Cultural, Cine Odeon, Cine Brasilia, Cine SESC, Cinemateca do MAM, Cinemateca do Capitólio. Foi curador das retrospectivas dos cineastas Frank Capra, Steven Spielberg, Martin Scorsese, David Lean, Mel Brooks, Bertrand Blier e de mostras temáticas como Surrealismo e Vanguardas e Estúdio Hammer. Como produtor, realizou as retrospectivas dos cineastas Paul Thomas Anderson, Abel Ferrara, Samuel Fuller, Barbara Hammer, Oscar Micheaux, Francis Ford Coppola, Renoir, Cocteau, Antonioni, dentre outras. Produz o Dobra – Festival Internacional de Cinema Experimental.
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas.
Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
PROGRAMAÇÃO:
05/08 (Terça-feira)
18h – Um Rei em Nova York
Duração: 101min
Formato: HD – Classificação: Livre
06/08 (Quarta-feira)
18h0– Revista Chaplin
Duração: 117min
Formato: HD – Classificação: Livre
07/08 (Quinta-feira)
18h – A Condessa de Hong Kong
Duração: 108min
Formato: HD – Classificação: Livre
08/08 (Sexta-feira)
18h00 – Casamento ou Luxo
Duração: 82min
Formato: HD – Classificação: Livre
09/08 (Sábado)
15h – ESSANAY 6: Traficantes de Marujos
Carlitos no Teatro
Formato: HD/16mm – Classificação: Livre
16h30 – MUTUAL 4 – Casa dos Penhores/ Carlitos no Estúdio
Duração: 52 m
Formato: HD/16mm – Classificação: Livre
18h – Romance de Carlitos
Duração: 82 min
Formato: HD/16mm – Classificação: Livre
10/08 (Domingo)
14h30 – FIRST NATIONAL 2 – Dia de pagamento/ Ombro Armas
Duração: 68 m
Formato: HD/16mm – Classificação: Livre
16h – MUTUAL 3: O Conde / Sobre Rodas
Duração: 54 min
Formato: 16mm – Classificação: Livre
17h30 – MUTUAL 6 – No Balneário/ O Imigrante
Duração: 56 min
Formato: 16mm – Classificação: Livre
19h – O Garoto
Duração: 68min
Formato: 16mm – Classificação: Livre
LEIA TAMBÉM:
-
Brasília recebe maior festival multiesportivo e cultural da América Latina
-
Festival Itinerante da Juventude Negra leva oficinas e apresentações culturais a quatro regiões do DF
-
Cultura em rede: Micro-Teia de Pontos de Cultura impulsiona políticas culturais no Entorno do DF