A restauração da DF-345, em fase final de obras, tem desenvolvido a mobilidade e a segurança viária em Planaltina. A rodovia distrital, localizada na altura do Núcleo Rural Estância Pipiripau II e responsável por ligar a BR-020 à DF-230, passa por uma ampla intervenção em um trecho de aproximadamente 9,6 quilômetros, beneficiando diretamente moradores, produtores rurais, trabalhadores e motoristas que utilizam a via diariamente.
A obra inclui serviços de drenagem, restauração do pavimento, sinalização horizontal e vertical, implantação de travessias de fauna e estruturação do canteiro de obras. O investimento supera R$ 16 milhões, com recursos do Tesouro do Distrito Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além da geração de cerca de 70 empregos diretos e indiretos durante a execução.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, a recuperação da DF-345 integra um conjunto de investimentos voltados para fortalecer a infraestrutura e garantir mais qualidade de vida à população do Distrito Federal. “Temos muito orgulho do legado que estamos deixando. É um trabalho sério, que gera emprego, dá mais segurança para quem trafega pelas estradas e transforma a realidade das pessoas que vivem e trabalham nessas regiões”, afirmou nesta quinta-feira (29).
A DF-345 é uma via estratégica para o escoamento da produção rural e para a ligação entre diferentes regiões do Distrito Federal, reforçando a integração viária e ampliando as condições de segurança para motoristas e pedestres.
Além de melhorar o deslocamento dos moradores, a obra fortalece a economia local. Proprietário de um parque aquático às margens da DF-345, o empresário Raimundo Fernandes, 53 anos, avalia que a recuperação da rodovia traz impactos positivos para toda a região. “Foram 20 anos de espera e de luta. Essa estrada é importante não só para Planaltina, mas para quem viaja para Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Caldas Novas (GO). É uma região muito movimentada, e essa obra melhora a logística, gera emprego e fomenta o desenvolvimento”, destacou. Segundo ele, a melhoria da infraestrutura cria um ambiente mais seguro e favorável ao empreendedorismo. “Quando você melhora a estrada, melhora tudo: o negócio, a cidade e a vida das pessoas”, completou.

