O Clube de Robótica da EduSesc Taguatinga Norte garantiu uma posição de destaque no cenário internacional ao conquistar dois troféus na RoboCupJunior 2026, realizada em julho na Coreia do Sul. Os estudantes brasileiros subiram ao pódio na categoria OnStage, que avalia a integração entre robótica, programação, criatividade e artes cênicas.
A equipe garantiu o terceiro lugar na competição principal com uma apresentação que uniu tecnologia e cultura nacional. Os alunos levaram ao palco uma performance envolvendo o robô Ambot e o Curupira, personagem do folclore brasileiro, para ilustrar como a inteligência artificial pode atuar na preservação do meio ambiente. A disputa contou com 25 equipes de 21 regiões do mundo.
- “Nosso maior desafio é a saúde pública”, afirma Celina Leão em café da manhã com trabalhadores da zeladoria do DF
- UBS, UPA ou hospital? Entenda onde buscar atendimento na rede pública do DF
- Celina assina redução de interstício na PMDF e governo estuda promoções automáticas
- “Vozes da Comunidade” recebe Marcelo Gomide, presidente da Codhab, nesta sexta (21)
- Acidentes com animais peçonhentos: saiba como evitar
Além da premiação individual, a EduSesc conquistou o primeiro lugar na categoria SuperTeams. Essa modalidade exige a cooperação internacional, unindo equipes de diferentes países para criar uma nova apresentação em conjunto. Os estudantes do Distrito Federal integraram o grupo campeão ao lado de representantes da Áustria e de Singapura.
Para os participantes, o resultado coroa meses de ensaios e desenvolvimento técnico, consolidando o potencial da educação voltada à inovação tecnológica e ao intercâmbio cultural.

