Às vésperas de completar 61 anos, Brasília ganha um presente especial
A partir desta segunda-feira (19), os brasilienses vão poder navegar por cinco exposições virtuais inéditas no site do Arquivo Público do DF. Fotos, relatos textuais, vídeos e áudios relatam a epopeia da construção da capital, possível graças à força daqueles que acreditaram na possibilidade de erguer a cidade mais moderna do mundo em três anos e meio.
As exposições serão apresentadas em ordem cronológica e mostrarão fatos pouco conhecidos, inclusive, pelos brasilienses.
Entre o material reunido estão depoimentos de operários da época, cartas expressando o sentimento de quem viveu aquele período e curiosidades sobre monumentos famosos da nova capital. “Trata-se de um trabalho que demandou cerca de um ano de pesquisas. A ideia é oferecer uma grata surpresa, respeitando as regras de isolamento, mas acalentando os corações da população com notícias positivas”, destaca a diretora de Tratamento e Preservação do Arquivo Público, Anna Paula Salles.
BRASÍLIA UMA EPOPEIA DE 130 ANOS
LEIA TAMBÉM
- Abstenção chega a 22,5% no primeiro turno das eleições em SP
- Prazo para retirada de valores das apostas se encerra nesta segunda-feira
- PL elege 19 senadores e soma 28; MDB conquista sete vagas e PT, seis
- Nikolas Ferreira e Lucas Pavanato lideram votação entre deputados
- Focus: mercado aumenta expectativa de inflação para 5,01% em 2026
clique aqui









