Seduh apresentou às administrações proposta para regulamentar os espaços chamados parklets
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentou nesta quarta-feira (28), durante reunião on-line com as administrações regionais, a proposta de um novo decreto para regulamentar no Distrito Federal a instalação dos parklets, que são pequenas estruturas temporárias de convivência e lazer ao ar livre, erguidas ao longo das calçadas.
A proposta estará disponível a partir desta quinta-feira (29) no site da pasta, na aba Consultas Públicas, para as administrações fazerem as suas sugestões até o dia 15 de maio. Com a regulamentação, tanto o comércio quanto uma associação de bairro ou outro interessado poderá instalar os parklets, desde que atendam a todos os critérios estipulados no novo decreto.
LEIA TAMBÉM:
- SP começa a produzir o primeiro lote de 18 milhões de doses da Butanvac, a vacina com produção totalmente nacional contra a COVID-19
- Filho de lavadeira aprovado em 1º lugar de Medicina na Federal em Caicó
- Deputado diz que “Nova Lei do Gás” possibilita mais matéria-prima, atração de indústrias e emprego
- Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em outubro
Os parklets são de uso dos pedestres e ocupam as vagas de carro no logradouro público, com o objetivo de melhorar os espaços urbanos. Podem ser equipados com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, paraciclos, aparelhos de exercício físico ou outros elementos com função de convivência, de recreação ou de manifestação artística, desde que sejam de fácil remoção.
- Ônibus elétricos no DF: 18 novos veículos entram em circulação nesta quarta feira
- Atletas do Sesc Olímpico ficam entre os melhores do Brasil em torneio de natação
- Com salários de até R$ 4,5 mil, DF inicia a quarta feira com mais de 1,2 mil vagas de emprego
- Eleições DF: Republicanos confirma Gustavo Rocha como vice de Celina Leão
- DF 360: saiba como conectar câmeras particulares ao sistema de segurança pública
Na reunião, os técnicos da Seduh explicaram detalhes da proposta e tiraram as dúvidas dos representantes das administrações regionais sobre o assunto. As administrações que serão responsáveis pelo recebimento da solicitação, a tramitação do processo e a decisão final sobre a instalação do parklet.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, apesar dessas instalações serem utilizadas em várias partes do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, Brasília nunca teve uma regulamentação específica sobre o assunto.
“Já é uma cultura em diversas cidades e países do mundo, em que cafés e restaurantes podem ter suas mesas e cadeiras colocadas ao ar livre. Para ter isso é preciso uma regulamentação, com parâmetros. Estamos aqui para apresentar às administrações, em primeira mão, o que está sendo proposto, que é fruto de muitas análises e avaliações”, informou Mateus Oliveira.
Além disso, o secretário lembrou que o uso de espaços públicos ao ar livre se tornou ainda mais importante durante a pandemia, quando aumentou a busca por ambientes mais abertos que garantam a segurança aos frequentadores. “Por isso essa proposta está em desenvolvimento desde o ano passado”, afirmou.

