Só na sexta-feira (25), agências do trabalhador registram recorde de 704 oportunidades. Governo, pesquisadores e empresariado estão otimistas com essa retomada.
Para muitos desempregados no Distrito Federal, o intermediário das Agências do Trabalhador representa esperança de encontrar um emprego. Só na sexta-feira (25), podem ser preenchidas 704 novas vagas de trabalho, o que é um recorde para este ano. Nos últimos dias, o alto número de vagas ofertadas evidencia a retomada gradual da economia, que se recupera do impacto da pandemia.
A última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), indica uma redução da taxa de desemprego entre junho e julho, de 21,6% para 19,1%, o que representa um contingente de 34 mil pessoas.
A diretora de estudos e pesquisas socioeconômicas da Codeplan, Clarissa Schlabitz, avalia que é um cenário ainda impactado pela pandemia, porém, mais otimista: “Os dados da PED mostram uma melhora do mercado de trabalho desde abril, apontando aumento no número de ocupados e redução do número de desempregados”. De acordo com dados do Ministério da Economia, o número de pedidos de entrada no seguro-desemprego no DF também apresenta queda ao longo do ano.
As áreas da economia que mais abriram vagas de trabalho durante os últimos meses foram os setores do comércio, de serviços e da construção civil. O GDF também atua na melhoria do cenário econômico e de geração de empregos: com investimentos de R$ 300 milhões em obras e cerca de R$ 100 milhões nas áreas de desenvolvimento econômico, a expectativa é de que mais de 20 mil vagas de trabalho sejam geradas até o fim do ano.
- São Paulo e Minas Gerais lideram ranking das migrações para o mercado livre em 2025
- Sem compensação, nova faixa de isenção do Imposto de Renda afeta serviços essenciais, como saúde e educação, dizem especialistas
- Mais de 80% dos estados aderem à proposta do governo federal para ‘auxílio-diesel’
- Novas viaturas e drone entregues à PMDF reforçam segurança no Distrito Federal
- Empréstimo consignado é usado por maioria de beneficiários do INSS para pagar dívidas, revela pesquisa
*Com informações da Codeplan e Agência Brasília

