Os alimentos irão compor o cardápio da Casa de Apoio Artes e Sonhos, uma creche que cuida de 42 crianças, ajuda 60 famílias na Estrutural e vive de doações.
No ano passado, foi criada uma horta solidaria no terreno da UBS 1 do Guará, em trabalho que conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), com objetivo de fornecer hortaliças a instituições que produzam alimentos para distribuição a pessoas carentes da região Centro-Sul. Esta ação faz parte das diversas iniciativas que compõem a rede de assistência alimentar à população em situação de vulnerabilidade no DF.
Idealizada pela assessora da superintendência da Região de Saúde Centro-Sul Valdenice Oliveira, as sementes das verduras da horta foram semeadas em novembro, e agora as hortaliças já estão prontas para serem colhidas. Valdenice destaca que os alimentos irão compor o cardápio da Casa de Apoio Artes e Sonhos, uma creche que cuida de 42 crianças, ajuda 60 famílias na Estrutural e vive de doações.
“Esse tipo de ajuda passou a ser importante na alimentação tanto das famílias quanto das crianças atendidas no local, pois ela [Márcia] vai reabrir o espaço no dia 25 de janeiro”, afirma Valdenice Oliveira.
O cultivo dos alimentos tem o suporte técnico da Emater-DF. Na horta são produzidas folhas – rúcula, alface, acelga – e vegetais – cenoura, couve, repolho, beterraba, mandioca e couve-flor.
- “Se dependesse do partido de Rollemberg, pessoas não teriam canabidiol”, afirma Rodrigo Delmasso ao Vozes da Comunidade
- “Nosso maior desafio é a saúde pública”, afirma Celina Leão em café da manhã com trabalhadores da zeladoria do DF
- UBS, UPA ou hospital? Entenda onde buscar atendimento na rede pública do DF
- Celina assina redução de interstício na PMDF e governo estuda promoções automáticas
- “Vozes da Comunidade” recebe Marcelo Gomide, presidente da Codhab, nesta sexta (21)
De acordo com a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa, a ideia surgiu com o aumento no número de pessoas de baixa renda na região a partir do avanço da pandemia. “O cenário é de decréscimo econômico e financeiro da população em geral, com aumento de desemprego e, consequentemente, da fome”, ressaltou a gestora.

