O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta terça-feira (24), o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Jardins Mangueiral. A entrega consolida a terceira unidade educacional da região sob a atual gestão do Governo do Distrito Federal (GDF), que já conta com o CED Jardins Mangueiral e o Cepi Flor do Cerrado.
Com uma estrutura moderna de 5.098 m², a unidade recebeu um investimento total de R$ 14.125.856,84. O novo colégio chega para solucionar um gargalo histórico: a falta de escolas em um bairro planejado que, até então, obrigava os alunos a se deslocarem para outras regiões administrativas.
Durante a cerimônia, Ibaneis Rocha destacou que a escola corrige um erro de planejamento do bairro. “Quem construiu o bairro esqueceu que precisava de unidade de ensino. Agora está aí, entregue para a comunidade. É um projeto muito bem feito que vai atender a uma demanda essencial”, afirmou o governador.
A vice-governadora Celina Leão reforçou o impacto social da obra. “A inauguração do CEF 01 reafirma o nosso compromisso em levar escolas públicas de qualidade para todas as crianças do Distrito Federal, garantindo mais que o direito à educação, mas um futuro melhor”, declarou Celina.
Estrutura e Capacidade
O CEF 01 foi projetado para oferecer um ambiente pedagógico completo. A unidade possui 20 salas de aula distribuídas em três pavimentos, com capacidade para atender até 700 alunos por turno.
A estrutura conta com:
-
Laboratórios e salas multiúso;
-
Salas de artes cênicas, música e leitura;
-
Cozinha industrial e refeitório;
-
Ginásio poliesportivo coberto e parquinho infantil;
-
Ambientes climatizados com ar-condicionado.
Fim do deslocamento e ganho na qualidade de vida
Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o maior ganho é a fixação do aluno na própria comunidade. Antes, os estudantes do Mangueiral dependiam de transporte para escolas no Jardim Botânico, Lago Norte e São Sebastião.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
Essa mudança foi celebrada pelos alunos Mariana Carvalho, 11 anos, e Arthur Corado, 10. “Antes eu pegava ônibus, era meia hora para ir. Agora fica perto da minha casa e não passo mais calor porque tem ar-condicionado”, comemorou Mariana. Arthur, que estudava na Asa Norte, destacou o descanso: “Agora eu venho de bike e consigo dormir até um pouco mais tarde”.

