Distrito FederalInaugurada primeira unidade do Na Hora Empresarial, no Plano Piloto

Inaugurada primeira unidade do Na Hora Empresarial, no Plano Piloto

Espaço reúne serviços essenciais para empreendedores, com atendimento sem filas e expectativa de mais de 500 atendimentos diários

A partir de agora, os empreendedores do Distrito Federal contam com atendimento exclusivo na primeira unidade do Na Hora Empresarial, inaugurada nesta terça-feira (3) pelo governador Ibaneis Rocha. A nova estrutura, coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), funciona no terceiro andar do Venâncio Shopping, no Setor Comercial Sul, e é um marco na modernização e desburocratização dos serviços públicos destinados ao setor produtivo.

Durante a inauguração, o chefe do Executivo destacou a política de simplificação adotada pelo Governo do Distrito Federal ao longo dos últimos anos. “Desde o início do nosso governo, nós passamos a trazer uma desburocratização muito grande para o setor produtivo aqui do Distrito Federal. Tinha um pedido dos empresários para que tivéssemos um ambiente adequado que proporcionasse agilidade na retirada de certidões e na resolução de problemas, e aqui nós reunimos todos os órgãos do DF em parceria também com a Polícia Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.

Com mais de 500 m², a unidade foi planejada para concentrar, em um único espaço, serviços essenciais para a abertura, regularização e expansão de empresas, com atendimento presencial, sem filas e sem necessidade de agendamento. A expectativa é que sejam feitos mais de 500 atendimentos por dia, o que também deve contribuir para desafogar as outras unidades do Na Hora.

O governador anunciou, ainda, a intenção de expandir o modelo para outras regiões administrativas. “A nossa ideia é trabalhar a criação do Na Hora Empresarial também em Taguatinga, para atender toda a região Oeste, que é a maior do DF em número de habitantes e de empresas. Isso já está sendo programado e nós vamos dar todo o apoio para que aconteça o mais rápido possível”, anunciou.

A unidade reúne serviços estratégicos de diferentes órgãos do GDF. A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) presta atendimentos relacionados à emissão e regularização de licenças de funcionamento e atividades econômicas; a Vigilância Sanitária do DF atua com licenças e orientações técnicas para empreendimentos das áreas de alimentação, saúde e estética; e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) oferece consultas de viabilidade urbanística e informações sobre uso e ocupação do solo.

Outro destaque do espaço é o atendimento da Polícia Federal, que passa a oferecer serviços de emissão de passaportes (com agendamento), além de controle e fiscalização de produtos químicos, segurança privada e registro e controle de armas de fogo. A proposta é garantir mais segurança jurídica e agilidade aos empresários e profissionais que demandam esses serviços.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a nova unidade foi pensada para atender uma demanda antiga do setor produtivo. “Esse é um espaço exclusivo para o empresariado do Distrito Federal, onde concentramos os principais serviços necessários para aprovação e licenciamento de projetos e outras demandas do empresário em um só local, funcionando a semana toda, sem necessidade de agendamento”, explicou.

Marcela Passamani detalhou os serviços disponíveis e reforçou o caráter exclusivo do espaço. “Aqui o atendimento é voltado apenas para pessoas jurídicas. O empresário encontra Junta Comercial, Vigilância Sanitária, DF Legal, Sebrae, Secretaria de Economia, Ibram, Detran, Neoenergia, Caesb e Seduh, todos concentrados no mesmo lugar, o que otimiza o tempo e facilita a resolução de pendências”, disse. Segundo a secretária, a integração dos órgãos é fundamental para quem empreende. “Ser empresário é um grande desafio, e a gente precisa facilitar a vida de quem gera emprego e renda no Distrito Federal”, concluiu.

Com a inauguração do Na Hora Empresarial, o DF passa a contar com oito unidades fixas do programa Na Hora, todas coordenadas pela Sejus-DF.

Últimas