Fechado em novembro para manutenção, o local será reaberto ao público nesta quinta (16)
O Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, será reaberto ao público nesta quinta-feira (16), às 10h. A reabertura será marcada pelo plantio de 100 mudas nativas do cerrado.
A Unidade de Conservação foi fechada, em novembro, para extração de 46 árvores angico (árvore típica do cerrado que possui propriedades medicinais), que estavam com grande probabilidade de queda e colocavam os frequentadores do parque em risco.
LEIA TAMBÉM:
- Ação Social promovida pela ABBP doa fraldas geriátricas para Abrigo dos Excepcionais de Ceilândia
- Confira o calendário dos vencimentos do IPVA 2022
- Natal de recicláveis é atração no Museu da Limpeza Urbana
- Escola de Sobradinho é finalista em prêmio internacional
A diretora de unidades de conservação do Brasília Ambiental (Diruc I), Andryelle Castro, ressalta que, apesar de a queda de galhos ser comum em ambientes florestais e UCs, a frequência, tamanho e altura das quedas dos angicos estavam causando preocupação.
- Sesc cria rede nacional inédita para impulsionar divulgação científica no Brasil
- Conecta Agro 26 será realizado em Brasília
- Secretaria de Turismo convoca artesãos do DF para a 22ª Loja de Artesanato
- “O tempo não para”, diz Dona Firmina ao celebrar nova fase de vida no projeto ‘Mais Vividos’
- “Oportunidade que o cidadão tem de reingressar no mercado”, diz Thales Mendes sobre mutirão com 5 mil vagas no DF
“O Parque dos Jequitibás possui um fluxo mensal de 10 mil visitantes, sendo boa parte formada por idosos e crianças que frequentam as áreas de uso público. Consideramos que a queda dos angicos estava anormal e arriscada para a população, tornando necessárias as intervenções que foram feitas”, explica a diretora.
Belezas naturais
O Parque Ecológico dos Jequitibás abriga mata ripária (ambientes florestais próximos a corpos d’água) em sua maior parte conservada, por onde flui o ribeirão de Sobradinho. Possui também árvores de grande porte, como o próprio jequitibá, que o nomeia, além de outras espécies típicas, oferecendo um cenário de grande beleza aos visitantes.
Estão disponíveis espaço de lazer com parquinho infantil, espaço para caminhada, trilhas, anfiteatro, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), circuito inteligente, quiosque, anfiteatro, pista de skate, quadra poliesportiva e sede administrativa. O plantio será aberto ao público e o órgão ambiental convida a população a participar.

