Durante o evento, foram exibidos vídeos e promovidas palestras com temas que tiveram como foco a transfobia
A Secretaria da Mulher (SMDF) promoveu, na manhã desta quarta-feira (28), capacitação para os servidores da pasta com a temática transfobia, no auditório da Subsecretaria de Educação Continuada dos Profissionais de Educação (Eape). O evento foi aberto conjuntamente pela secretária da Mulher, Giselle Ferreira, e as subsecretárias da Eape, Maria das Graças Machado, e de Promoção da Mulher, Renata Mesquita D’Aguiar.
A data para o evento foi definida com base no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho, marco que representa o início da luta pelos direitos dessa comunidade. A ação teve como objetivo discutir o Eixo 8 – Enfrentamento do Racismo, Sexismo, Lesbofobia e Transfobia, que consta no II Plano Distrital de Políticas para as Mulheres (II PDPM).
LEIA TAMBÉM:
- Saúde terá R$ 74 milhões para compra de insumos e mobiliário até 2024
- GDF renova com empresa de ônibus que atende 4 milhões de pessoas por mês
- Com 18 feminicídios em menos de seis meses, DF pode ganhar novas leis de enfrentamento
- Debate sobre regulamentação da cannabis acontece na Câmara dos Deputados
“É muito importante que todos os servidores se capacitem para evitar e combater a discriminação e preconceito no ambiente de trabalho e na sociedade”, afirmou a secretária da Mulher. “O conhecimento nos ensina a lidar com as dificuldades e a respeitar as diferenças.”
- “Eles não vão conseguir quebrar o BRB como eles queriam”, diz Celina Leão à Rádio Metrópoles FM
- BRT do Gama e de Santa Maria passa a organizar filas de prioridades separadas por linha
- Rede Feminina oferece apoio alimentar a 300 pacientes do Hospital de Base
- Celina anuncia novo concurso para Educação com edital em setembro e convocação de 2,6 mil aprovados
- Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro abre espaço de atuação para vendedores ambulantes
Diversidade sexual
Ativista do movimento LGBTQIA+, a gerente de Planos de Trabalho e Ação da SMDF, Vyvian Ribeiro, exibiu um vídeo no qual conta a sua história de vida e seus desafios como mulher trans na sociedade brasileira. “Trouxemos a sensibilidade de quem somos para os servidores; e, com informação e educação, vamos conseguir que todos entendam essas vulnerabilidades e criem um ambiente saudável para o cotidiano de trabalho”, declarou.
A diretora da Promoção da Mulher, da SMDF, Silvia Rita de Souza, a temática LGBTQIA+ deve estar presente na formação continuada do profissional, nos treinamentos e nas palestras. “A construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária é uma responsabilidade de todos, e também devemos sensibilizar a sociedade para o respeito à diversidade sexual e discutir temas para combater a LGBTfobia”, ressaltou.

