Com a estrutura mais ampla já montada pela Secretaria de Justiça e Cidadania, espaço no Mercado Borboleta oferece atendimentos gratuitos, serviços públicos e ações de promoção de direitos
Neste sábado (5), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) marca presença com um espaço ampliado no Mercado Borboleta, a tradicional feira de empreendedorismo LGBTQIAPN+ que integra a programação do festival Brasília Orgulho 2025. A ação é conduzida pela Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção de Direitos e Cidadania LGBT (CoorLGBT), da própria secretaria, e oferecerá atendimentos gratuitos, serviços públicos e atividades voltadas à valorização da diversidade e à promoção da cidadania.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
O Mercado Borboleta estará funcionando das 10h às 17h, sob o viaduto da Galeria dos Estados, no Eixo Monumental, reunindo empreendedores LGBTQIAPN+, atrações culturais e iniciativas de inclusão social. Tradicionalmente promovido na véspera da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Brasília, o evento tem no Coletivo Brasília Orgulho um dos principais articuladores desse segmento na capital federal e busca fortalecer a economia criativa, a visibilidade e os direitos da comunidade.
LEIA TAMBÉM:
- CDH do Senado Federal aprova aumento de pena para o crime de pedofilia
- Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda
- Cursos digitais para capacitação de jovens serão lançados na sexta-feira (4)
- Confiança do Empresário do Comércio mantém trajetória de alta em junho, aponta CNC
Estrutura
Neste ano, a participação da Sejus-DF ganhou uma nova dimensão. Pela primeira vez, a pasta montará uma estrutura robusta, oferecendo emissão de documentos, orientação jurídica, atendimento psicanalítico, sessões de auriculoterapia, elaboração de currículos e serviços do programa Na Hora —, além de rodas de bate-papo, oficinas e ações de saúde voltadas à população LGBTQIAPN+.
“A CoorLGBT trabalha durante todo o ano para garantir que a população LGBTQIAPN+ tenha acesso a direitos, acolhimento e visibilidade”, afirma o titular da CoorLGBT, Eduardo Fonseca. “No Mercado Borboleta, conseguimos reunir tudo isso em um só espaço, mostrando que a política pública também deve estar onde o povo está.”
A iniciativa tem apoio de instituições parceiras. como a Rede Interdisciplinar de Excelência (Riex), Instituto Procip, Clínica Fraternité, OAB Diversidade Sobradinho e Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). A participação da Sejus no evento reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com políticas públicas efetivas de combate à discriminação e de promoção da igualdade e da inclusão.
Feira LGBTQIA+
♦ Data: sábado (5)
♦ Horário: das 10h às 17h
♦ Local: Mercado Borboleta: sob o viaduto da Galeria dos Estados – Eixo Monumental, Plano Piloto.