A governadora Celina Leão sancionou a lei que institui o Programa Formatura Estudantil Social no DF. A proposta, fruto do Projeto de Lei nº 7/2023, é de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) e garante cerimônias de colação de grau e bailes gratuitos a estudantes de baixa renda.
A assinatura oficial ocorreu no gabinete do governo com a presença de lideranças do movimento estudantil, entre eles representantes da Diretoria de Estudantes do Secundarismo (DENS) e da União dos Estudantes Secundaristas de Brasília (UMESB).
A nova legislação contempla alunos do ensino médio da rede pública, de cursos técnicos e do ensino superior. A medida assegura a oferta gratuita de espaço, sonorização, decoração, vestuário acadêmico e registros fotográficos para os formandos contemplados.
Ao assinar o texto, Celina Leão reforçou a importância do projeto para a juventude do Distrito Federal. “Nós estamos tratando de uma sanção que mexe no dia a dia do estudante, que é a sua formatura social. É um passo muito importante celebrar um término acadêmico e trazer mecanismos para que essas entidades possam ser alavancadas dentro do espaço estudantil”, afirmou a governadora.
LEIA TAMBÉM
- “Não sou político de carreira”: Ibaneis Rocha explica desistência do Senado
- Caso Banco Master: Flávio Bolsonaro faturou notas fiscais para firmas de fachada, aponta reportagem
- Parceria entre Sesc-DF e CFO garante atendimento odontológico e ações de cidadania em Água Quente
- CNI projeta crescimento de 2% para o PIB brasileiro em 2026
- Saiba como ir de ônibus para o Capital Moto Week 2026 com frota reforçada
Ver essa foto no Instagram
Representantes dos estudantes comemoraram a medida durante o ato no gabinete. “É o maior passo social que as entidades estão dando com a sanção do Governo do Distrito Federal”, declarou um dos líderes presentes. A diretoria da UMESB também destacou o impacto da medida: “A gente fica feliz pelo reconhecimento. É um grande passo para a juventude”.

