DF abre inscrições para 10 mil cursos gratuitos pré-enem, vestibular e concursos

Com apoio do deputado Rafael Prudente, programa promove inclusão e abre portas para o futuro educacional no DF

O Governo do Distrito Federal, em uma iniciativa do deputado Rafael Prudente, lançou o programa Preparação DF, que vai oferecer 10 mil vagas gratuitas em cursos preparatórios. Essa é uma excelente oportunidade para estudantes e adultos que buscam aprovação no Enem, em vestibulares e em concursos públicos, mas enfrentam dificuldades financeiras para bancar um cursinho.

Com essa iniciativa, o programa visa transformar a vida de milhares de pessoas, removendo a barreira econômica e democratizando o acesso à educação de qualidade no Distrito Federal.

O projeto é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e conta com forte apoio do Deputado Federal Rafael Prudente, que investiu recursos por meio de emendas parlamentares e articulou sua implementação com o Governo do DF. A atuação do deputado foi decisiva para garantir que o programa saísse do papel e chegasse a quem mais precisa.

LEIA TAMBÉM

“O Preparação DF é um passo concreto para garantir que os jovens e adultos do DF tenham acesso à educação e oportunidades de crescimento. Nosso compromisso é com um futuro mais justo e acessível para todos”, destaca Rafael Prudente.

Realidade antes do programa: falta de acesso e poucas oportunidades

Antes da chegada do Preparação DF, quem sonhava com a universidade ou um cargo público enfrentava muitas dificuldades. Os cursos preparatórios presenciais, em média, custam entre R$1 mil e R$3 mil por semestre. Para grande parte da população, esse valor é impraticável. A ausência de cursinhos gratuitos de qualidade contribuía para aumentar a desigualdade educacional e limitar o acesso a oportunidades reais de mudança de vida.

O novo programa, apoiado por Rafael Prudente, representa uma virada nesse cenário. Além do conteúdo didático atualizado, o curso oferece material impresso, professores capacitados, orientação pedagógica e turmas distribuídas por todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

Quem pode participar e como se inscrever

As inscrições no curso gratuito Preparação DF estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Mais Emprego da Sedet-DF até o dia 27 de julho. A seleção prioriza candidatos em situação de vulnerabilidade social. As aulas são totalmente presenciais e acontecem em turnos variados (manhã, tarde e noite), com carga horária total de 160 horas ao longo de quatro meses. Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão.

Além da preparação para o Enem 2025, o curso também é ideal para quem quer disputar uma vaga em vestibulares ou concursos públicos. O foco é atender estudantes e trabalhadores que desejam mudar de vida por meio da educação.

Investimento em educação é prioridade do mandato de Rafael Prudente
Como coordenador da bancada do DF no Congresso Nacional, Rafael Prudente tem priorizado investimentos em qualificação e acesso à educação. Programas como o Preparação DF só são possíveis graças a parlamentares comprometidos com políticas públicas inclusivas e efetivas.

Mais do que oferecer aulas, o projeto representa uma chance real de transformação. Com o apoio direto de Prudente, milhares de brasilienses agora têm uma ferramenta poderosa para conquistar seus objetivos.

Inscrições abertas

Se você quer se preparar para o Enem, vestibulares ou concursos públicos, acesse agora: https://app.setrab.df.gov.br/acesso

RECOMENDAMOS