Goiás: Abril Laranja nas Escolas promove palestras, gincana e conscientização sobre bem-estar animal

Projeto Abril Laranja nas Escolas busca trabalhar a proteção dos animais de forma preventiva

Em abril, mês dedicado à prevenção da crueldade contra os animais, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc Goiás) promove o projeto Abril Laranja nas Escolas, em parceria com o Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito aos animais e o fim dos maus-tratos.

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Ações educativas e gincana

A programação do projeto teve início no dia 4 de abril com a visita da equipe do GPA aos quatro Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) participantes: Cepi Severiano de Araújo, Cepi Edmundo Pinheiro de Abreu, Cepi Joaquim Edson de Camargo e Cepi Finsocial. Na ocasião, os profissionais do GPA conversaram com professores e alunos sobre o projeto e a gincana que será realizada até o dia 24 de abril.

A gincana, que conta com o apoio da organização não governamental Eco Cats, visa arrecadar tampinhas plásticas de garrafas pet, sucos, leite, medicamentos, produtos de higiene e limpeza e iogurte. O valor arrecadado será destinado à castração de cães e gatos em situação de rua ou vítimas de maus-tratos.

Palestras e conscientização

A programação do Abril Laranja nas Escolas termina nos dias 25 e 26 de abril com palestras da delegada Simelli Lemes, titular do GPA, e da médica veterinária Bruna Patini, perita criminal do Instituto de Medicina Veterinária Legal (IML Vet) da Polícia Técnico-Científica de Goiás. Elas falarão sobre Bem-Estar Animal e a Responsabilidade dos Tutores de Animais, respectivamente.

Leia mais

Em entrevista ao podcast Pod EPA, exibido pelo Cepi Edmundo Pinheiro de Abreu no dia 1º de abril, Simelli destacou a importância do projeto em trabalhar a proteção dos animais de forma preventiva. Ela ressaltou que, durante as investigações de crimes de maus-tratos, é comum observar que muitos tutores tratam seus animais de forma inadequada, muitas vezes por questões culturais.

Educação para a mudança

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, frisa a importância da iniciativa do GPA em orientar e conscientizar a comunidade escolar sobre temas como respeito, cuidados e direitos dos animais.

“Promover esse trabalho nas escolas é fundamental para mudar, desde cedo, a mentalidade das pessoas”, afirma Fátima.

A secretária destaca ainda outro aspecto importante do projeto: a preservação ambiental.

“As tampinhas coletadas durante a gincana serão recicladas e o dinheiro será utilizado em benefício dos animais, que serão castrados. Com isso estamos atuando também no controle populacional de cães e gatos em Goiânia”, explica.

Origem do Abril Laranja

A campanha Abril Laranja, que mobiliza o mundo no combate aos maus-tratos contra os animais, surgiu em 2006 como iniciativa da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais (ASPCA).

RECOMENDAMOS