EducaçãoIbaneis Rocha anuncia acordo histórico para inclusão de professores temporários na Semana Pedagógica de 2025

Ibaneis Rocha anuncia acordo histórico para inclusão de professores temporários na Semana Pedagógica de 2025

Em um marco para a educação do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha anunciou, por meio de sua rede social X (antigo Twitter), um acordo histórico com o Sindicato dos Professores (Sinpro) que garante a participação de todos os profissionais temporários da educação na Semana Pedagógica de 2025. O anúncio foi feito durante a sessão de abertura do Ano Legislativo, na Câmara Legislativa, com a presença do presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), e da vice-governadora, Celina Leão.

“Firmei um acordo com o Sindicato dos Professores e determinei que a Secretaria de Educação garanta a participação de todos os profissionais temporários na Semana Pedagógica, junto a todos os efetivos da educação do Distrito Federal não havendo, portanto, necessidade de manifestações políticas em sentido contrário”, declarou o governador Ibaneis Rocha em sua rede social.

A medida representa um avanço significativo na valorização dos profissionais da educação, já que, segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, “eles normalmente iniciam os trabalhos no primeiro dia do ano letivo. Mas uma das reivindicações da categoria que nós aceitamos e vamos cumprir é a que eles começassem a participar a partir da Semana Pedagógica. Então, eles vão iniciar os trabalhos já nesta semana, na quinta e na sexta, com a ambientação para o começo das aulas”.

LEIA TAMBÉM:

Além da participação na Semana Pedagógica, o governador Ibaneis Rocha anunciou que o governo está “encaminhando um decreto para a CLDF que autoriza o pagamento dos professores temporários aptos para trabalhar na Semana Pedagógica”.

A inclusão dos professores temporários na Semana Pedagógica é uma vitória da categoria, que há anos reivindicava o reconhecimento da importância de seu trabalho. “Essa vitória mostra que a luta vale a pena. Articulamos em todas as frentes o cumprimento desse acordo. E o anúncio de hoje (da participação dos CT’s na Semana Pedagógica) é resultado dessa luta e da responsabilidade do Sinpro enquanto entidade sindical”, afirmou Cleber Soares, diretor do Sinpro.

Últimas