MEC lança aplicativo gratuito com IA para simulados e correção de redação do Enem: saiba como funciona

MEC Enem – O Simuladão” oferece trilhas de estudo personalizadas, questões de provas anteriores e correção ultrarrápida (em até 60 segundos) para estudantes

O Ministério da Educação (MEC) acaba de lançar uma ferramenta essencial e gratuita para apoiar a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Disponível desde a última sexta-feira, 10 de outubro, o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem utiliza inteligência artificial (IA) para oferecer um suporte completo, desde planos de estudo personalizados até a correção ultrarrápida de redações.

A plataforma está disponível nas principais lojas de aplicativos, como Apple Store e Google Play, e também pode ser acessada via navegador pela URL: app.mecenem.mec.gov.br.

IA a serviço da Nota 10

O grande diferencial do MEC Enem é a integração de tecnologias avançadas para otimizar o tempo de estudo e o feedback do estudante. Após o cadastro simples com o login gov.br, o usuário tem acesso às seguintes funcionalidades:

  • Assistente Virtual com IA: Ajuda a construir planos ou cronogramas de estudo personalizados e tira dúvidas sobre os conteúdos que caem no Enem, usando materiais exclusivos.
  • Trilhas de Estudo: Conteúdo segmentado por complexidade e campo do conhecimento, permitindo um aprendizado focado.
  • Simulados Completos: Oferece questões de provas antigas do Enem, permitindo ao estudante testar seus conhecimentos e acompanhar sua pontuação em um perfil privado.

O poder da correção de redação em 60 segundos

A seção de Redação do aplicativo inova ao simular a experiência real do exame e garantir um retorno ágil.

  1. O usuário acessa o tema do simulado (baseado em provas anteriores) e escreve o texto a próprio punho.
  2. Uma foto da redação é enviada para a plataforma, que realiza a transcrição automática do texto (permitindo edição pelo usuário).
  3. A Inteligência Artificial do MEC Enem assume a correção, devolvendo um gabarito completo com sugestões de melhoria e a pontuação estimada em até 60 segundos.

Tanto na redação quanto no questionário, o aplicativo conta com um cronômetro para simular a pressão e a gestão de tempo do exame real. As conquistas e a evolução de cada estudante ficam registradas no perfil, podendo ser compartilhadas nas redes sociais.

Público-alvo e acesso

A ferramenta é recomendada não apenas para os estudantes que farão a prova, mas para jovens e adultos que desejam revisar conteúdos. O MEC destaca o aplicativo como estratégico, especialmente para:

  • Egressos do ensino médio;
  • Estudantes dos cursinhos populares;
  • Beneficiários do programa Pé-de-Meia.

Além de todo o material de estudo, o aplicativo atua como um canal direto de comunicação, enviando mensagens diretas aos usuários para mantê-los informados e engajados em sua preparação.

RECOMENDAMOS