MEC prorroga prazo do Fies: veja como se inscrever e quem pode participar

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024. Os interessados em participar agora podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira, 18 de março, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A nova data foi publicada nesta sexta-feira, 15 de março, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

✔️Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Mais vagas e foco no Fies Social

Para esta edição do programa, o MEC ofertará 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior. Em 2024, o programa terá, no mínimo, 50% dessas vagas reservadas para o Fies Social, que visa atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse grupo também poderá financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de educação superior.

Leia mais

Resultado e Fies Social

A ordem de classificação e pré-seleção do processo seletivo será divulgada no dia 21 de março, em chamada única, no Portal Acesso Único.

Com o Fies Social, o MEC visa retomar o papel social do financiamento estudantil, atendendo às necessidades de estudantes de baixa renda e cumprindo um papel transformador na sociedade.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferece vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Como se inscrever?

Para se inscrever no Fies, os candidatos devem:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e ter obtido média igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação;
  • Não ter diploma de curso superior;
  • Ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos para o Fies tradicional e até meio salário mínimo para o Fies Social;
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • Não ter participado do Fies em outro curso superior

RECOMENDAMOS