A corrida por duas vagas no Senado Federal pelo Distrito Federal em 2026 já apresenta um cenário competitivo, com o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) estando entre os nomes mais fortes. É o que revela a primeira pesquisa sobre a disputa, divulgada nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Opinião.
Embora o levantamento do Instituto Opinião aponte a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) na liderança, com 29% na soma dos dois votos, é importante notar que ela não possui um histórico político eleitoral prévio. Em contrapartida, o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), que surge logo em seguida com 22,1%, detém o trunfo de uma gestão com um legado de realizações concretas no Distrito Federal, demonstrando um significativo capital político construído.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Cenário para as vagas no Senado
A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 13 de julho com mil eleitores do Distrito Federal, sublinha que o jogo para as cadeiras no Senado está longe de ser definido. Além de Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha, outros nomes de peso na política do DF também se destacam.
A senadora Leila do Vôlei figura com 20,9% das intenções de voto, consolidando sua posição entre os favoritos. O deputado federal Fred Linhares alcança 18,9%, enquanto a deputada federal Erika Kokay registra 16,2%.
Ainda de acordo com a pesquisa 36,7% dos eleitores que ainda não sabem em quem votar ou preferiram não responder, dado considerado alto percentual, em relação aos números apresentados.
LEIA TAMBÉM:
- Atleta da Natação da PMDF conquista sete medalhas no World Police and Fire Games 2025
- Câmara aprova permanência da Lei de Incentivo ao Esporte com apoio quase unânime
- Salvador recebe painel do Gasto Brasil em frente à associação comercial mais antiga do país
- DF abre inscrições para 10 mil cursos gratuitos pré-enem, vestibular e concursos
Arilton Freres, sociólogo e diretor do Instituto Opinião, falou sobre o cenário político. “Um cenário onde sempre você teve candidaturas à esquerda disputando o segundo turno e já dirigiu o governo do Distrito Federal algumas vezes”, destacou, referindo-se ao histórico político do DF. Freres acrescentou: “Nas eleições do Senado, Michelle Bolsonaro segue liderando. Ela tem uma vantagem, um nome muito forte, conhecido, e chama a atenção a segunda vaga, apesar da boa aprovação do governador Ibaneis Rocha, o cenário é bastante embolado. Ele está seguindo de perto, disputando a segunda vaga com a atual senadora Leila do Vôlei.”
Ele também falou sobre a aprovação do governador: “A avaliação do governador Ibaneis não é uma avaliação ruim, ele conseguiu se recuperar do 8 de janeiro. Tem uma avaliação acima de 50%, mas não está se refletindo numa vantagem absoluta dele no Senado, talvez porque a candidatura que disputa com ele seja de Michelle Bolsonaro, um nome já muito mais nacionalizado e expoente do Bolsonarismo.”