Semana do Trabalho oferece serviços gratuitos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Foto divulgação
Foto divulgação

De 5 a 9 de maio, evento terá programação social, cultural e educativa. Entre as atividades, exposições, oficinas de capacitação, vacinação e atrações culturais

A capital federal recebe de 5 a 9 de maio a Semana do Trabalho, marcada por uma série de ações e serviços gratuitos ao público, com participação de trabalhadores, líderes sindicais, representantes de entidades e da sociedade civil. Além de se conectar com o Dia do Trabalhador, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre os desafios e avanços no mundo do trabalho, com ênfase em inclusão, igualdade de oportunidades e acesso aos direitos trabalhistas.
“A Semana do Trabalho homenageia toda a classe trabalhadora brasileira, que voltou a contar com o apoio do Governo Federal para a melhoria da qualidade de vida por meio do seu trabalho”, afirma o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego). Ele ressalta que os indicadores apontam que as ações para geração de empregos e melhoria da renda, adotadas desde o início desta gestão do Governo Federal, devolveram esperança a milhões de pessoas de norte a sul do país.
No fim de abril, dois índices reforçam a percepção do ministro: a taxa de desemprego de 7% para o primeiro trimestre de 2025 anunciada pelo IBGE é a menor da série histórica iniciada em 2012 para o período. Adicionalmente, os números do CAGED divulgados no fim do mês indicam que o país gerou mais de 600 mil vagas formais no primeiro trimestre. São quase 3,8 milhões de vagas com carteira assinada desde o início da atual gestão.
PROGRAMAÇÃO – Entre as atividades, exposições, oficinas de capacitação, vacinação, serviços gratuitos e atrações culturais. Destacam-se:
» Exposição do Gabinete do 1º Ministro do Trabalho do Brasil

Tem o objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva e educativa sobre a evolução das políticas trabalhistas no Brasil, destacando momentos-chave da trajetória do Ministério do Trabalho e Emprego, conquistas e desafios ao longo dos anos.
Serviços ao público

Posto de Vacinação: De 5 a 9 de maio, das 9h às 16h, com vacinação gratuita para trabalhadores e seus familiares.
Casa do Trabalhador: Abertura de serviços para consulta de direitos trabalhistas, seguros e orientações gerais, com atendimento das 8h às 18h.
Unidade Móvel do Trabalhador: Orientações sobre direitos e assistência trabalhista.

Instituto de Identificação PC/DF: Dias 6 a 8 de maio, das 7h às 13h, com atendimentos para emissão de documentos, como a Carteira de Identidade Nacional, com 80 atendimentos por dia, por ordem de chegada.
Sesc, Senac, Senai e Sesi vão oferecer atividades como:
» Atendimento oftalmológico e de beleza
» Cursos de gastronomia e cursos de TI
» Oficinas e simuladores interativos sobre inovação e tecnologia
Programação Cultural e de Entretenimento – Apresentações musicais e exibição de filmes que destacam a história dos trabalhadores e suas conquistas. Shows de artistas locais e apresentações musicais do Duo Acordi, Cleyson Batah.

 

Direto da redação com informações da Presidência da República. 

RECOMENDAMOS

Emprego e Renda, Portais Associados

Cultura, Goiás & Entorno, Portais Associados