Em entrevista, Economista internacional avalia se o momento é propício para comprar imóveis e investir nos EUA

Confira a entrevista com o economista e analista político que atua há mais de 30 anos nos Estados Unidos, Carlo Barbieri, que preside a consultoria americana Oxford Group. Barbieri faz uma avaliação do atual cenário do mercado imobiliário e de investimentos nos Estados Unidos.

A necessidade de isolamento tem moldado o comportamento dos compradores de imóveis nos Estados Unidos. A pandemia tem estimulado a busca por casas maiores, com áreas ao ar livre, com suítes, afirma a consultoria americana Oxford Group. Dados da Miami Association of Realtors Commercial and the National Association of Realtors (NAR), mostram que os brasileiros foram responsáveis por 12% de do total de compras novas de imóveis na região do sul da Flórida.

Com a pandemia do coronavírus a tendência para compra de imóveis maiores já é uma realidade. A consultoria americana Oxford Group, sediada na Florida, com ampla experiência no mercado americano detectou aumento da procura por imóveis maiores durante a pandemia. Para entender um pouco mais sobre esse cenário o economista brasileiro que atua há mais de 30 anos no EUA, Carlo Barbieri, falou em entrevista sua avaliação sobre esse momento de investimento nesse mercado.

Veja abaixo a entrevista:

 A abertura dos parques da Disney e Universal Studios é vista como positiva para quem deseja comprar um imóvel nos EUA?

O momento é de oportunidade para se investir em imóveis sobretudo no estado da Flórida. A Flórida é um dos estados americanos mais atraentes a turistas. A retomada da atividade econômica no estado com a reabertura dos parques da Disney e Universal Studios está em franco movimento ascendente. É a hora perfeita para quem deseja comprar imóveis e garantir renda em dólar.

É o momento de proteger o patrimônio, com investimentos em dólar, durante a pandemia?

É preciso estar atento às oportunidades que poderão prosperar diante dos desafios atuais e compreender esse cenário gerado crise da pandemia. Mas não se trata de desinvestir no Brasil e sim aumentar a segurança das empresas e empresários, com sua segurança feita em dólar. Há também casos de investimentos feitos e que, com a variação do dólar, frente ao real, vale a pena vender ou refinanciar seu imóvel para capitalizar sua empresa ou negócios no Brasil.

Qual o comportamento a consultoria Oxford Group tem identificado nos compradores de imóveis durante a pandemia?

A necessidade de isolamento tem alterado a comportamento das pessoas que procurarão espaços para permanecerem isoladas sem deixar de aproveitar o período de férias. Tradicionalmente, a Flórida tem imóveis grandes e espaçosos que deverão atrair grande parte dos turistas que não querem se expor em ambientes coletivos. A maioria dos imóveis conta com suítes, piscina privativa, área externa ampla e arejada que já estão fazendo sucesso entre aqueles que enxergam na crise uma oportunidade.

Podemos observar que o momento que o mundo está passando é um marco histórico que criou dois cenários o pré e o pós-crise de Covid-19. Na sua avaliação qual eram as tendências do mercado imobiliário antes da pandemia?

No período pré-pandemia o famoso e gigantesco mercado imobiliário na Flórida estava em fase positiva de transformação. Levantamento da National Association of Realtors mostrou que antes da pandemia houve um aumento da compra de casas no estado da Flórida. Segundo levantamento da organização, em 2019, o mercado imobiliário registrou um acréscimo de 24% de novos compradores.

Esse deve ser o momento oportuno para quem pretende proteger seu patrimônio em uma economia fortalecida como a americana, que deve se recuperar mais rapidamente da crise que os outros países. O mercado está aberto para investidores estrangeiros e o brasileiro que tiver coragem, deve aproveitar para dar esse passo de investimento internacional agora os valores dos imóveis em baixa.

*Carlo Barbieri é analista político e economista. Com mais de 30 anos de experiência nos Estados Unidos, é Presidente do Grupo Oxford, a maior empresa de consultoria brasileira nos EUA. Consultor, jornalista, analista político, palestrante e educador. Formado em Economia e Direito com mais de 60 cursos de especialização no Brasil e no exterior.

RECOMENDAMOS