Atletas vão representar o DF no Torneio Brasil de Ginástica Artística 2025, que começa nesta sexta-feira (9) e vai até domingo (11), com entrada gratuita
Treinos intensos e atenção a detalhes valiosos marcam a rotina dos atletas brasilienses Fernando Cauã Cantuária, Eduardo Rodarte e Rafael Akira na preparação para o Torneio Brasil de Ginástica Artística 2025. Os esportistas representarão o Distrito Federal na categoria adulto da competição, que ocorre de sexta-feira (9) a domingo (11), na Arena BRB Nilson Nelson, com entrada gratuita.
Esta será a primeira vez que Fernando e Eduardo, ambos com 18 anos, vão concorrer à posição mais alta do torneio, enquanto para Rafael, 20, será a segunda oportunidade. Haverá classificatórias e finais nas categorias masculina e feminina, disputadas por aparelhos.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Rafael escolheu as três categorias com que mais tem afinidade para galgar as medalhas de ouro. “Não consegui ir na edição passada porque me lesionei, e desde então estou treinando forte para tentar algum resultado esse ano”, conta. “Vou competir no solo, no cavalo e na barra fixa. Vamos estar ao lado de atletas que já foram para os campeonatos mundiais, então vai ser bem legal. Chamei meus amigos e familiares para me prestigiar, e estou bem feliz”.
O preparo dos três ginastas envolve disciplina e precisão, com atenção às técnicas e coreografias. “Treinamos de segunda a sexta, das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h”, detalha Fernando Cauã. “Tem que regrar um pouco a alimentação, nada de hambúrguer e pizza aos finais de semana. Mas é tranquilo, vale o sacrifício. É um sentimento único. A própria Rebecca Andrade, que ganhou um monte de medalhas nas Olímpiadas, vai vir. E estaremos em casa, com os familiares olhando. É uma pressãozinha a mais, mas acho que vai ser legal”.
LEIA TAMBÉM:
- Agências do trabalhador têm 110 vagas para ajudante de obras e mais 619 oportunidades nesta terça (6)
- Crise de confiança e demanda fraca agravam cenário financeiro das pequenas indústrias, aponta CNI
- Seguro Rural: liberados R$ 179 milhões para a contratação no mês de maio
- Imposto de Renda 2025: prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio
Os jovens praticam o esporte no Centro Regional de Treinamento e Desenvolvimento da Ginástica, no Pavilhão do Parque da Cidade. Começaram a jornada há quase dez anos, no Centro de Ensino Médio Setor Oeste (Cemso), e acumulam diversas participações em disputas nacionais. As viagens contaram com apoio do programa Compete Brasília, coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF). Também são atendidos pelo Bolsa Atleta, disponibilizado pela pasta.
Os incentivos permitem que os ginastas estejam presentes no cenário do esporte. Eduardo já competiu em Aracaju (SE) e em Anápolis (GO), entre outras localidades, graças ao GDF. “Ajuda muito com o financeiro”, aponta ele. “Compramos as passagens, os protetores, o magnésio, que precisamos usar para treinar, e até uniformes e alimentação”. Sobre competir em casa, ele afirma: “O sentimento é de alegria. Já treino faz mais de uns nove anos, então a ginástica é vida para mim”.
Mais de 3,5 mil pessoas treinaram no centro regional da ginástica no ano passado, segundo um dos treinadores do espaço e presidente da Federação Brasiliense de Ginástica, Carlos Augusto Bezerra. Com mais de 30 anos de experiência no esporte, ele defende a importância de oferecer um local adequado para a prática, bem como lembra que é importante fomentar a participação dos atletas nas competições.
“Sem essa infraestrutura, jamais conseguiríamos chegar ao nível a que chegamos”, avalia. “Agradecemos à Secretaria de Esporte e Lazer por isso, mas também pelos programas Compete Brasil e Bolsa Atleta, que possibilitam que eles continuem a carreira esportiva. As escolinhas fazem a parte de base, com a formação dos atletas – que, depois que galgam um nível maior de técnica, são chamados para treinar aqui no nosso centro. Conseguimos contemplar muitas crianças, jovens e adultos dentro das modalidades da federação.”
Competição
Brasília receberá sete campeonatos nacionais de ginástica neste ano, graças a uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da SEL-DF, com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O primeiro é o Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025. O último lote de ingressos gratuitos foi disponibilizado nesta terça-feira (6), em uma plataforma digital. A entrada é gratuita, mas a retirada do ticket digital é obrigatória.
“Sediar sete campeonatos nacionais de ginástica ao longo de 2025 reafirma o compromisso do DF com o esporte e com a realização de grandes eventos”, defende a vice-governadora Celina Leão. “É fruto de muito trabalho, dedicação, investimentos e parcerias bem-sucedidas que consolidam a nossa cidade como a capital do esporte. O resultado são vidas transformadas por meio do esporte, incluídos os nossos atletas que estarão nas competições, e o aquecimento da nossa economia fomentado pelas delegações que vêm para os jogos.”
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, enfatiza a importância de trazer eventos nacionais para o DF para incentivar e impulsionar a carreira dos brasilienses e destaca o potencial de Brasília para sediar grandes eventos nacionais e internacionais: “Damos a oportunidade de os atletas locais participarem e terem essa experiência. Sabemos o quanto Brasília é estratégica, com um hub aeroportuário que oferece voos diretos para todas as capitais, e com a facilidade de que os trajetos dentro do Plano Piloto podem ser feitos em 10, 15 minutos, o que facilita eventos dessa magnitude”.
A capital federal também receberá o Campeonato Brasileiro e o Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica, o Campeonato Brasileiro e o Torneio Nacional de Ginástica Acrobática, além do Campeonato Brasileiro de Parkour. Todas as provas fazem parte do calendário nacional da CBG e integram o circuito de alto rendimento do país.
Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025
⇒ Data: de sexta-feira (9) a domingo (11)
⇒ Local: Arena BRB Nilson Nelson
⇒ Ingressos: gratuitos, com retirada antecipada pela plataforma Sympla.