GeralApós estado de emergência no Peru, Ibaneis oferece Brasília para final da Libertadores 2025

Após estado de emergência no Peru, Ibaneis oferece Brasília para final da Libertadores 2025

Governador do DF coloca a Arena BRB Mané Garrincha à disposição da Conmebol e CBF diante do agravamento da crise de segurança em Lima

A final da Copa Libertadores da América de 2025 pode ter o Brasil como sede, se depender do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Diante do estado de emergência e do agravamento da violência em Lima, no Peru cidade escolhida para o evento, Ibaneis oficializou a candidatura de Brasília para receber a grande decisão.

Ele confirmou nesta quarta-feira (22) que encaminhou ofícios à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) colocando a Arena BRB Mané Garrincha à disposição.

A proposta de Ibaneis Rocha enfatiza a capacidade da capital federal para hospedar eventos de grande porte, utilizando o histórico de competições internacionais como credencial. “Nossa cidade conta com ampla rede hoteleira, infraestrutura urbana e serviços de qualidade, além de experiência consolidada em grandes eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e tem todas as condições de receber essa grande partida,” afirmou Ibaneis em sua rede social X.

A Arena Mané Garrincha, um dos estádios mais modernos do país, oferece a infraestrutura necessária para a final única da competição continental.

Capital dos grandes eventos

O sucesso dos jogos de futebol confirma a vocação de Brasília para os grandes eventos. Apenas nos últimos dois anos, a capital recebeu a largada e a chegada da principal competição off road das Américas, o Rally dos Sertões; o Circuito Mundial de Vôlei de Praia; o mundial de beach tennis; o Grand Prix Internacional de Boxe; o Jungle Fight 126; o K-1 World GP 2024, com disputas entre os principais nomes do kickboxing; e o Brasília Champions 2024, com grandes nomes do tênis nacional e internacional.

A recepção de eventos de grande porte não se resume aos esportes. A capital com a melhor qualidade de vida do país também sediou a 51ª edição da Abav Expo, um dos maiores eventos sobre turismo do Brasil, o maior festival de motos e rock da América Latina, o Capital Moto Week, e show de astros internacionais, como Bruno Mars, Red Hot Chili Peppers, Roger Waters e o ex-Beatle Paul McCartney.

Crise no Peru

O motivo da movimentação é a instabilidade política e social que atinge o Peru. O novo presidente, José Jerí, decretou estado de emergência, e o Exército está nas ruas da capital, Lima, e de Callao para tentar controlar os atos de protesto e o aumento da violência.

O país enfrenta um cenário crítico, registrando o maior número de homicídios em oito anos. Os manifestantes pedem a saída do presidente interino e a convocação de uma Assembleia Constituinte, o que inviabiliza a segurança para um evento do porte da final da Libertadores.

A Conmebol ainda não se manifestou oficialmente sobre a proposta brasileira ou sobre a situação da sede peruana, mas a expectativa é de que uma decisão sobre a viabilidade de Lima seja tomada em breve.

Últimas