Arquivo Público do DF é o primeiro a aderir à Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais do Minc

Em um marco para a preservação da memória e história do Brasil, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) se torna o primeiro do país a assinar a adesão à Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais do Ministério da Cultura (Minc).

A cerimônia acontece nesta terça-feira (28/10), às 16h30, na sede da instituição, celebrando o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual.

Durante o evento, o ArPDF apresentará o Projeto Filmográfico, uma iniciativa crucial que prevê a digitalização de mais de mil películas históricas. A ação é viabilizada pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Preservação e patrimônio: o papel da Rede Nacional

A adesão do ArPDF é um passo importante para a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro. A Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais, parte do Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro do Minc, foi criada em 30 de junho deste ano, por meio da Portaria Minc Nº 221.

O principal objetivo do programa é promover ativamente a preservação de obras e acervos audiovisuais reconhecidos como patrimônios. Além disso, a Rede indica instrumentos e diretrizes para assegurar a patrimonialização e a correta preservação desses bens culturais em todo o território nacional.

Ao ser o pioneiro a formalizar a adesão, o Arquivo Público do DF reforça seu compromisso com a modernização e a segurança do seu valioso acervo histórico-documental.

Projeto Filmográfico FAP-DF: digitalização de acervos históricos

Um dos destaques do evento será o detalhamento do **Projeto Filmográfico**, que envolve a parceria com a FAP-DF. O projeto é vital para a missão de tornar o patrimônio documental do Distrito Federal mais acessível e seguro.

  • Acervo: Mais de mil películas históricas passarão por um rigoroso processo de avaliação e preparação.
  • Processo: O projeto inclui a digitalização das obras, visando a preservação física contra o desgaste do tempo e a facilitação do acesso por parte de pesquisadores, estudantes e da sociedade.

Excelência reconhecida: o Arquivo Público e a Unesco

A relevância do Arquivo Público do DF é atestada por reconhecimento internacional. A instituição possui a chancela do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoWLAC).

O Programa Memória do Mundo (criado em 1992) trabalha para identificar e preservar documentos e arquivos de valor histórico mundial.

O ArPDF abriga o **Fundo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)**. Este acervo – que inclui fotos, textos, filmes, mapas e plantas arquitetônicas – recebeu o reconhecimento de **Patrimônio Documental** concedido pelo MoWLAC, em 2007.

Agenda do evento de adesão e presença de autoridades

A assinatura contará com a presença de especialistas e autoridades do setor de preservação audiovisual.

Presenças confirmadas incluem:

  • Daniela Santana Fernandes: Diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da SAv;
  • Jéssyca Paulino: Coordenadora-Geral de Políticas para Preservação Audiovisual da SAv;
  • Daniela Cordeiro Léda: Coordenadora na Coordenação de Gestão e Contratos da Cinemateca Brasileira;
  • Adauto Soares: Coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco do Brasil.
Detalhes do Evento Informação
O quê Assinatura de Adesão à Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais
Quando 28/10 (Terça-feira), 16h30
Onde Sede do Arquivo Público do DF
Endereço SGO Qd. 05 Lote 23 Bloco B (Antigo TSE), Asa Norte, Brasília – DF, CEP: 70610-650

 

RECOMENDAMOS