O Coronel Marcelino Costa, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), anunciou neste sábado, em entrevista ao programa Vozes da Comunidade, a ativação da Operação Verde Vivo para conter os impactos de um El Niño “super forte” previsto para o segundo semestre de 2026. A corporação já iniciou o mapeamento de áreas de risco e ações preventivas na zona rural para enfrentar o período de estiagem na capital.
De acordo com o coronel, o período entre abril e junho apresenta maior margem de erro nas previsões meteorológicas devido à chamada “barreira de previsibilidade da primavera”. O cenário exato da estiagem será apresentado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no final de junho. Contudo, as ações preventivas já foram iniciadas junto a comunidades rurais e chacareiros, em parceria com a Emater, para conter focos iniciais.
Gestão integrada e monitoramento
Para o enfrentamento das queimadas florestais, o CBMDF adotou o Sistema de Comando de Incidentes, uma ferramenta de gestão de origem norte-americana. O protocolo unifica o comando de operações entre os bombeiros e órgãos ambientais parceiros, como o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), Brasília Ambiental (Ibram), Ibama e ICMBio.
Atualmente, o Distrito Federal passa por uma transição do fenômeno La Niña para o El Niño. As temperaturas baixas e as chuvas recentes registradas na capital mantiveram a umidade do solo e da vegetação controlada, o que posiciona o DF dentro da média histórica para o período atual.
- BaianaSystem e Céu comandam o Festival de Inverno Sesc 2026 em Brasília; veja programação gratuita
- Coronel Marcelino Costa e Cristiano Severo são os convidados do ‘Vozes da Comunidade’ deste sábado (30)
- “GUIA PRÁTICO PARA A VIDA ADULTA”
- Bienal de São Paulo em Brasília: Ações educativas do Sesc-DF alcançam 3 mil participantes
- Com presença de Abena Busia, Sesc-DF encerra minicurso educativo sobre relações étnico-raciais neste sábado
Mapeamento das áreas de maior risco
Baseado em dados estatísticos de ocorrências em anos anteriores, o Corpo de Bombeiros apontou as regiões administrativas que concentram maior vulnerabilidade e demandam atenção prioritária. O monitoramento foca em áreas com extensa atividade agrícola e que impactam diretamente os mananciais de abastecimento do DF.
As regiões com maior índice de alerta são:
- Planaltina
- São Sebastião
- Sobradinho
- Paranoá
- Brazlândia
- Santa Maria
- Gama
O coronel ressaltou que, embora o cinturão rural do Distrito Federal receba o maior aporte de equipamentos e homens da Operação Verde Vivo, o monitoramento das áreas verdes da região central de Brasília permanece ativo.

