Chuvas no DF: Ibaneis reconhece estragos e destaca investimentos em drenagem e força-tarefa

Plano Piloto, Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Taguatinga e Varjão contaram com a atuação do governo, entre os serviços limpeza de vias e bocas de lobo, ampliação da drenagem e recuperação de pavimento 

As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal na última sexta-feira (09/02) causaram diversos estragos em vários pontos da cidade. Em sua conta na rede social X, o governador Ibaneis Rocha reconheceu os transtornos causados pelas chuvas e destacou as medidas que o Governo do Distrito Federal (GDF) está tomando para minimizar os impactos e reparar os danos.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Força-tarefa e investimentos em drenagem

Ibaneis destacou a criação de uma força-tarefa composta por diversas secretarias do GDF para atuar na limpeza das ruas, desobstrução de bueiros e retirada de árvores caídas. A força-tarefa está trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para atender as demandas da população.

LEIA TAMBÉM:

O governador também ressaltou os investimentos que o GDF vem realizando em obras de drenagem urbana. Segundo ele, as obras são fundamentais para evitar alagamentos e outros transtornos causados pelas chuvas.

“Como em qualquer melhoria, sabemos que as obras de drenagem demandarão tempo para serem concluídas, mas tenho certeza de que, ao término desses projetos, teremos resultados positivos”, afirmou Ibaneis.

Reconstrução e medidas de prevenção

O GDF também está trabalhando na reconstrução de áreas afetadas pelas chuvas. A Secretaria de Infraestrutura e Obras está realizando um levantamento dos danos causados pelas chuvas para iniciar os reparos o mais rápido possível.

Volume acima do estimado

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre sexta-feira (9) e sábado, choveu quase metade do previsto para o mês de fevereiro, algo em torno de 45% da quantidade estimada. Na região de Águas Emendadas, o índice foi de 81 milímetros, quando o previsto para o mês é de 179,5 mm. Ainda de acordo com o instituto, a previsão de chuva está mantida para sábado e domingo (11), com poucas aberturas de sol.

“Foram três horas de chuva, e isso gerou situações difíceis”, avaliou a comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mônica Miranda. “O Corpo de Bombeiros atuou em inundações na Asa Norte e em Ceilândia. Hoje a situação está controlada, e não tivemos nenhuma vítima fatal. Todos que precisavam foram resgatados.”

RECOMENDAMOS