Em um cenário onde a tradição se encontra com a força do agronegócio, o município de Uruana, conhecido como a capital nacional da melancia, celebrou o encerramento de sua festa anual. O evento, que em 2025 também marcou os 77 anos de emancipação política da cidade, contou com a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. A participação da autoridade reforçou o reconhecimento do Estado à importância econômica e cultural do município.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Representando o governador Ronaldo Caiado, Vilela destacou o papel fundamental de Uruana na economia goiana e brasileira. “A Festa da Melancia é uma tradição que nasceu na década de 1970 e se transformou em um evento nacional. Mas, para além da festa, temos aqui uma pujança econômica muito grande: Uruana é a maior produtora de melancia do Brasil, com mais de 2.500 hectares plantados, abastecendo o país inteiro”, ressaltou. Vilela também fez questão de enaltecer o trabalho dos produtores e comerciantes locais, classificando a valorização da melancia goiana como um motivo de orgulho para todos os goianos.
A visita do vice-governador foi recebida com entusiasmo pelo prefeito de Uruana, Nei Canela. “Receber o Daniel aqui é motivo de grande alegria. Ele tem compromisso com Goiás e com a nossa cidade, dando continuidade a um trabalho sério, que tem feito o Estado avançar. Estarmos juntos nesta festa só fortalece a parceria entre Uruana e o governo estadual”, afirmou o prefeito.
Tradição e inovação
Realizada anualmente desde 1978, a Festa da Melancia atrai milhares de visitantes com entrada gratuita, oferecendo uma programação diversificada que inclui shows, atrações culturais, e a famosa competição de quem come mais melancia — um dos pontos altos do evento. A celebração vai além do entretenimento, servindo como uma importante plataforma para a agricultura familiar e o agronegócio regional, com feiras de produtos locais e exposições que valorizam a cadeia produtiva da fruta.
Polícia Penal: Parceria que reintegra e transforma
Uma das iniciativas mais marcantes desta edição foi a parceria com a Polícia Penal de Goiás. Por meio de um Termo de Cooperação com a prefeitura, o programa utiliza a mão de obra de detentos em atividades comunitárias.
Detentos da Unidade Prisional de Uruana, previamente selecionados, auxiliaram na organização e limpeza da festa e na distribuição das melancias, garantindo benefícios como trabalho e remição de pena. “É uma forma de reintegração, que traz dignidade ao cumprimento da pena”, explicou a supervisora da unidade, Daniele Alves Silva. A iniciativa, que é um esforço conjunto da Polícia Penal e da comunidade, tem recebido um retorno positivo, reforçando o papel do trabalho na ressocialização.